Meio Ambiente estuda Plano de Saneamento Básico para os próximos 20 anos

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 18:20

plano_saneamento_municipal_foto_ary_portugal-8474

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Determinar as medidas que devem ser tomadas para solucionar os problemas de água, esgoto, drenagem e resíduos solos em São José dos Pinhais é o objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico. Na manhã de quinta-feira (28) a Secretaria de Meio Ambiente realizou reunião, no Parque São José, com a equipe técnica da empresa Consórcio de Saneamento do Paraná, responsável por elaborar o Plano, para a assinatura do Termo de Aceite do Diagnóstico.

O diagnóstico foi montado através de dados coletados, onde foram analisados as dificuldades e necessidades do município. “O antigo sistema tratava muito da área central e esse plano é mais amplo e completo, pois vai abranger todos os bairros de São José dos Pinhais, todos os seus limites, desde a Colônia Castelhanos até o centro”, explica Gastão Vosgerau, secretário de Meio Ambiente.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico está na terceira etapa, sendo que, até dezembro, é o prazo máximo para a elaboração final do mesmo. De acordo com a Lei, as diretrizes do plano são revistas, no prazo mínimo, daqui dois anos e no máximo de quatro anos. Entretanto, não é obrigatório, apenas se for necessário.

Somente com essa elaboração do Plano Municipal de Saneamento é que o município terá condições de conseguir financiamentos e verbas estaduais/federais para investir nas áreas de drenagem, manejo das águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos para os próximos 20 anos.

plano_saneamento_municipal_foto_ary_portugal-8474

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento permite que o município consiga financiamentos e verbas estaduais e federais para solucionar os problemas de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Foto: Ary Portugal / PMSJP.

plano_saneamento_municipal_foto_ary_portugal-8480

“… esse plano é mais amplo e completo, pois vai abranger todos os bairros do município, todos os limites, desde a Colônia Castelhanos até o centro da cidade”, explica Gastão Vosgerau. Foto: Ary Portugal / PMSJP.