Meio Ambiente disponibiliza diversos tipos de coleta de materiais

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 12:04

reciclagem_foto_roberto_dziur_jr-2844

Central de Triagem separa e qualifica mais de 160 toneladas por mês entre papel, plástico, metal e vidro, pouco mais de cinco toneladas por dia de produtos que podem ser reutilizados através da reciclagem (Foto: Roberto Dziura Jr/PMSJP)

Além de gerenciar a coleta de lixo, a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais também efetua outros tipos de coleta de materiais em todo o Município, seja através de calendário fixo ou por solicitação da população. Dentre os serviços diferenciados estão a coleta de entulhos, restos vegetais, restos de construção, materiais recicláveis, e de animais mortos, este sendo dentro dos limites do Município, ou seja, não contempla as estradas estaduais e federais que cortam São José dos Pinhais, pois é competência das concessionárias que as administram.

Para a retirada de materiais diferenciados como madeira, caliças (até 2 m³), restos vegetais, animais mortos, os interessados podem ligar para os telefones (41) 3382-4019 e 3383-3065 para fazer sua solicitação. Outra ferramenta que pode ser utilizada é o Fale Conosco dentro do site da Prefeitura: www.sjp.pr.gov.br

A Secretaria destaca o serviço de coleta de material reciclável que é realizado em toda a área urbana e rural do município e conta com o apoio da Central de Triagem que separa e qualifica mais de 160 toneladas por mês entre papel, plástico, metal e vidro, pouco mais de cinco toneladas por dia de produtos que podem ser reutilizados através da reciclagem.

No intuito de otimizar a logística de coleta tanto de rejeito orgânico quanto reciclável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente dividiu a cidade em 14 setores para contemplar de forma eficiente todas os bairros, também com divisão de horários. “Incentivamos a separação do lixo, e pedimos a colaboração das pessoas com um ato simples, colocar lixo orgânico em sacos de cor escura e material reciclável em saco de cores claras, assim facilita a coleta e o destino adequado para cada um”, comenta Gastão Vosgerau, secretário de Meio Ambiente.

Vosgerau ainda lembra que da troca de resíduos recicláveis por mudas de flores que acontece todas as quintas-feiras das 8h às 15h30 na Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis que fica na Rua Pedro Trevisan – nº. 249 no bairro Colônia Rio Grande. “A troca de reciclável por flores é mais uma opção que a população tem para fazer o descarte correto de materiais reaproveitáveis, sendo também uma forma de inibir que esses materiais sejam jogados na natureza, ou acondicionados de forma incorreta”, complementou Gastão.

Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, outra forma de facilitar a coleta e evitar transtornos, como por exemplo, tombamento de lixo ou que os sacos sejam rasgados e o lixo espalhado, é que a população coloque os rejeitos perto do horário de coleta dos caminhões.

Serviço

Tabela com alguns horários, dias e locais da coleta de lixo e coleta de recicláveis. Os serviços são divididos por turnos, sendo o 1º turno iniciado às 7h e o 2º turno que se inicia às 15h, além do período noturno:

Bairros Reciclado Orgânico
Silveira da Mota, Planta 2ª f – 1º turno Diário-N
Vila Real, Jardim Diário-N
Zaniolo, Vila 2ª f – 1º turno 3ª, 5ª, sáb-N

A coleta é dividida em setores, ao todo são 14, os demais serão disponibilizados no site da Prefeitura de São José dos Pinhais, para mais informações os interessados podem ligar para os telefones (41) 3382-4019 e 3383-3065 (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).