Meio Ambiente dá início às atividades em comemoração ao Dia da Água

Publicado em 20 de março de 2017 às 17:00

(Foto: Divulgação/Semma)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. Na manhã desta segunda-feira os alunos do 5º ano e da Educação para jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Mário Flores assistiram palestra sobre os cuidados e a importância da água nos dias atuais.

A palestra teve como conteúdo o ciclo da água, a importância da mata ciliar para preservação dos rios e nascentes, a correta ligação de esgoto na rede coletora, e a disponibilidade de água de acordo com a região do Brasil.  “Durante a palestra também  foram abordadas ações de conscientização para redução do uso desenfreado da água, como escovar os dentes com a torneira fechada, reduzir tempo do banho, reutilizar água da chuva ou da maquina de lava roupas para lavar calçadas”, explicou Fernanda Fonseca, bióloga da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Nascentes

No dia 22 (quarta-feira), a Secretaria de Meio Ambiente realiza o lançamento do Programa de Levantamento e Georreferenciamento das Nascentes da Cidade de São José dos Pinhais, no Parque da Fonte, no bairro Afonso Pena, às 9h. O Programa inclui o mapeamento, conservação e recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP).

Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Neste ano, as discussões serão sobre “Águas Residuais”, resultantes de algum processo de alteração, após o uso doméstico, comercial ou industrial, também conhecida como “esgoto”, geralmente podem ser reutilizadas para fins que demandem menor qualidade, desde que recebam um tratamento adequado.