Mais Saúde Cidadão: aplicativo e portal entram em funcionamento em São José dos Pinhais

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 16:18

Também foram entregues oficialmente 231 tablets para serem utilizados por agentes de endemias (Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Aliar a tecnologia ao serviço público visando a melhoria e otimização dos serviços- essa é mais uma etapa que a Prefeitura de São José dos Pinhais vem cumprindo, agora com o lançamento do Portal Mais Saúde Cidadão, do Aplicativo para celular Mais Saúde Cidadão e com a aquisição de 231 tablets para serem usados por profissionais de saúde que realizam atendimentos a campo.

O evento de lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8) no salão da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços -ACIAP

“É uma oportunidade de investir em tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos vivendo no século 21, a era da tecnologia, e não podemos privar a população de ter essa estrutura para melhorar o serviço público e sua qualidade de vida”, declarou o prefeito Toninho Fenelon.

De acordo com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Rafael Muhlmann, “o  cidadão pode agora acessar na internet para ver como está a UPA, se tem fila ou não; quantos médicos estão atendendo, ou seja, todas as informações estão disponibilizadas online em tempo real, além disso os agentes de saúde vão ter tablet e realizar o trabalho diretamente, sem perda de tempo, aumentando a eficiência, atendendo mais pessoas”,

Para o secretario de Saúde Giovani de Souza as novidades para a Saúde facilitam a vida do usuário e também do servidor municipal. “O aplicativo Mais Saúde Cidadão vai oportunizar a toda a população de São José dos Pinhais ter um cadastro e ter acesso ao serviço. Já os tablets vão permitir a realização de cadastros e para definirmos os territórios com as pessoas que vivem naquela região: aonde estão os diabéticos, hipertensos, gestantes, idosos, o acamado, o paciente de saúde mental”, explicou.

As novas ferramentas tem por objetivo aproximar os serviços de saúde com a população usuária do Sistema Único de Saúde. Tanto o portal quanto o aplicativo começaram a ser desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento no início deste ano, visando uma tendência da aplicação da tecnologia no serviço público de Saúde.

Presenças

O evento contou com a presença de dezenas de convidados, servidores municipais, autoridades civis, empresários e representantes do poder Legislativo, entre eles os vereadores Pastor Gilmar, Abilio Alves, e Edson Dangui, a secretária de Habitação Rita Meyer, o presidente da ACIAP Claudemir Gibrim, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Edson Mesquita, o presidente do CONPAS Arno Pauls.

Aplicativo

No Aplicativo Mais Saúde Cidadão, o usuário do SUS vai poder verificar o resultado de exames, acompanhar a carteirinha de vacinação e a prescrição de medicamentos com a orientação do médico. Também será possível, através de senha cadastrar dependentes. Estará disponível a partir do dia 8 de agosto para ser baixado no celular Android – até o final do ano estará disponível também para IOS.

Assim que o usuário baixar o programa no celular, ele deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, munido dos documentos de RG, CPF e comprovante de residência para atualização do cadastro e recebimento de senha para que possa realizar o primeiro acesso.

Mais de 150 profissionais das Unidades de Saúde já passaram pelo treinamento para atender o usuário e orientar quanto ao uso do aplicativo.

Portal

No Portal Saúde Cidadão o usuário consegue visualizar o painel de acompanhamento de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena tanto na Ala Adulto, quanto na Ala Infantil, ou seja, ver quantos profissionais médicos estão atendendo naquele momento, assim como quantas pessoas aguardam atendimentos.  Também é possível acompanhar quantas pessoas foram atendidas no período e sua classificação de risco durante o atendimento.

O Portal Saúde Cidadão também permite acompanhar os resultados de exames e a carteirinha de vacinação do paciente. Outro serviço que migrou para o Portal é o de resultados de Exames, que já estava disponível no Portal da Prefeitura e que agora integra o Portal exclusivo da Saúde.

Tablets

No dia 8 de agosto acontece também a entrega oficial de 231 tablets para os profissionais de saúde – Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Técnicos de Vigilância de Saúde. Estes profissionais, que antes utilizavam formulários de papel para registrar todos os atendimentos, passarão a utilizar os tablets, que trarão mais agilidade e mais qualidade nos dados coletados, possibilitando a geração de indicadores e cruzamentos de dados importantes para a gestão da saúde.

Os aplicativos utilizados também foram desenvolvidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais, que estará em agosto promovendo o treinamento destes profissionais de saúde visando o seu efetivo funcionamento do sistema a partir deste mês.