16/01/2019

MAIS OBRAS: Biblioteca Pública recebe diversas melhorias

(Foto: Edison Renato/Prefeitura SJP)

São José dos Pinhais está recebendo diversas obras de revitalização, visando melhorar o atendimento à população. A Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros, localizada na Praça Oito de Janeiro, no Centro, foi um desses lugares.

Na parte externa da Biblioteca já é possível visualizar as melhorias: uma nova pintura foi realizada, destacando o ambiente. Na parte interna, troca de forro, teto e novas pinturas são feitas. De acordo com o secretário de Cultura, professor Imar Augusto, as obras eram emergenciais, já que o local estava há muito tempo sem reformas. “A Biblioteca Pública Municipal, a nossa Scharffenberg de Quadros, há muito tempo já estava carente de toda uma repaginada. Repaginada que eu digo é dar uma reestruturada nela, trocar telhado, trocar forro, fazer pintura, readequar, porque é um prédio bastante antigo, um prédio histórico, um prédio tombado”, explica.

Ainda sobre a reforma geral, o secretário enfatizou a importância da autorização do Conselho de Patrimônio Histórico de São José dos Pinhais (Compac) para a realização da obra. “Agradeço toda a equipe, os conselheiros do Compac, que autorizou a obra, até porque há muito tempo a Biblioteca estava carente disso. É um prédio antigo, muito bonito e está ficando mais bonito ainda”, contou Imar.

SERVIÇO

A Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros foi organizada pela Cruzada Nacional de Educação, em circular enviada ao então Prefeito Francisco Quirino dos Santos que com a colaboração do juiz James Portugal Macedo e outras autoridades, formaram comissões especializadas para levar avante este empreendimento cultural.

Inaugurada em 10 de novembro de 1940, iniciou suas atividades com 220 obras, sendo sua primeira bibliotecária Maria Iphygenia de Souza Cortês. Em 17 de Dezembro de 1951, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o ante-projeto de lei que denominou à Biblioteca Pública de “Major Reinaldino Antônio Scharffenberg de Quadros”.

Localização: Praça 8 de janeiro, nº 120, Centro de São José dos Pinhais

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Pinturas na parte externa da Biblioteca Pública Municipal / (Foto: Edison Renato/PSJP)

Fachada da Biblioteca Municipal antes do início da reforma / (Foto: Divulgação/PSJP)