27/06/2018

Mais investimento na Saúde: São José dos Pinhas recebe quatro novas ambulâncias

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Quatro novas ambulâncias foram entregues, na manhã desta quarta-feira, 27, para o atendimento do SAMU 192 em São José dos Pinhais. Tais automóveis são equipados com uma UTI Móvel, ou seja, são preparadas com aparatos de uma Unidade de Tratamento Intensivo para o atendimento de urgência e emergência de pacientes que possam, eventualmente, ter uma piora em seu estado de saúde no momento em que está sendo transportado. Essas ambulâncias foram destinadas ao município de São José dos Pinhais por meio de um programa de renovação dos veículos de atendimento à urgência e emergência do Ministério da Saúde.

Toninho Fenelon, prefeito de São José dos Pinhais, disse estar feliz com o recebimento das ambulâncias e afirma que a renovação desses equipamentos irá melhorar o serviço de saúde pública oferecido à população. “Só é possível oferecer um serviço público de qualidade se tiver à disposição bons equipamentos. Recebendo essas novas ambulâncias completas, será possível prestar um melhor serviço à nossa comunidade, principalmente na hora mais difícil, quando se precisa de um socorro médico”.

As novas ambulâncias vão auxiliar no transporte apropriado dos pacientes às Unidades de Saúde, de Pronto Atendimento, do Hospital São José, entre outra áreas da urgência e emergência. “Esses equipamentos vão substituir as outras ambulâncias que temos no município, que serão usadas como suporte para quando for necessário uma manutenção preventiva ou corretiva nesses novos veículos. Essas quatro novas ambulâncias são equipamentos de alta complexidade, com suporte avançado ao atendimento à vida, e tem todos os equipamentos de uma UTI, o que faz toda a diferença no salvamento de pacientes que correm o risco de vir a óbito. É mais a qualidade e agilidade no atendimento”, explica o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Giovani de Souza.

As ambulâncias foram destinadas a São José dos Pinhais por meio de uma solicitação do vereador Bira do Banco ao deputado federal Antônio “Toninho” Wandscheer, que tinha uma cota de 25 ambulâncias. “Sabemos que as pessoas precisam. O sistema de saúde em São José dos Pinhais atende também a população de Fazenda Rio Grande e entendemos a necessidade desses equipamentos para garantir um atendimento qualitativo ao usuário, além de gerar economia para o município em relação a manutenção dos veículos”, afirma o deputado.

SAMU 192 — Segundo o Ministério da Saúde, hoje o SAMU 192 está presente em 3.533 municípios brasileiros. São 170,6 milhões de pessoas (82,2% da população) que contam com a cobertura desses serviço que funciona 24 horas por dia e  tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes que precisam ser transportados com rapidez para o atendimento de urgência ou emergência em unidades de saúde, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de  atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, diminuindo o sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

A expectativa é que 65,7% da frota de ambulâncias em todo o país seja renovada. Ao todo, são 2.173 novos veículos que serão entregues a 365 municípios de 23 estados.

O SAMU é acionado por meio de uma ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências pelo número 192. Assim que ocorre o primeiro contato, equipes que são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são deslocados para prestar o atendimento.

PRESENÇAS — estiveram presentes na solenidade de entrega o secretário de Viação e Obras Públicas, Sérgio Muniz; os vereadores Bira do Banco, Élcio do Bolinho, Silvio Santo, Edson Dangui e Abílio Alves; representantes dos vereadores Nina Singer, Tadeu Camargo, Ailton Fenemê o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Mesquita; o coordenador da Urgência e Emergência e do SAMU 192 de São José dos Pinhais, Gilberto Alves; e servidores municipais.

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)