Após reajuste contratual pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de 35,9% no valor das parcelas e no saldo devedor dos imóveis municipais administrados pela COHAPAR, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Habitação, solicitou a troca do índice IGP-M pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A prefeita Nina Singer, junto ao secretário de Governo, Thiago Bührer e ao secretário de Habitação, Adriano Mühlstedt, assinou, na última quinta-feira (19), o ofício que será enviado a COHAPAR.

Com esta mudança, inclusive retroativa a janeiro de 2021, imóveis com um aumento substancial terão redução de 27% no valor das parcelas e ainda no saldo devedor, o que beneficiará diretamente cerca de mil famílias.

“Estamos trabalhando para garantir os diretos dos cidadãos de São José dos Pinhais, que merece sempre o melhor. Por isso lutamos para essa mudança de índice, que é muito justa, ainda mais neste momento difícil que enfrentamos”, disse a prefeita Nina Singer.

O secretário de Habitação, Adriano Mühlstedt, ressaltou a importância do poder público ao tornar essa mudança possível. “O aumento foi feito por questões contratuais e nos fez repensar que basta a boa vontade do poder público em discutir o assunto. Milhões de contratos no país são reajustados por índices que, acumulados ao ano, têm aumentos exorbitantes. Então, ao poder público, compete o olhar com interesse social para os moradores que já passam por um momento tão difícil, como desemprego, aumento do custo de vida e ainda gastos extras com proteção ao Covid-19. Conversei com a prefeita Nina Singer, que imediatamente abraçou a ideia e juntos pedimos esta redução dos valores na mudança dos índices”, afirmou.