Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de São José dos Pinhais organizou a abertura da Semana da Pátria com o Desfile Cívico. Realizado no sábado (31/08),  reuniu um público estimado em mais de 7 mil pessoas. As calçadas da Rua Isabel A Redentora ficaram lotadas com crianças e adultos de todas as idades que prestigiaram  o desfile composto por mais de 1200 componentes de escolas, colégios, centros municipais de educação infantil, forças policiais e exército.

O Prefeito Toninho Fenelon destacou que cultivar o espírito cívico é importante para a população. “Realizar a abertura da Semana da Independência é resgatar uma tradição da nossa história, e mais do que resgatar a tradição, é resgatar também valores de civismo e de cidadania”, disse o prefeito.

Esse ano o desfile cívico contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares. “Para São José a gente demonstra com todo carinho essa integração – fazer um Desfile Cívico Militar em São José, em uma manhã tão bela  é uma honra muito grande”, disse o secretário.

Além da participação militar o destaque para o desfile foi a participação de centenas de estudantes. “Temos uma série de instituições da cidade que participaram, entre elas as nossas escolas, CMEIs, Escolas Especiais, e o sentimento é de liberdade, de exercício pleno da cidadania”, declarou o secretário de Educação Imar Augusto.

A data escolhida para a abertura da Semana Cívica, 31 de agosto, proporcionou a participação de diversas instituições convidadas que geralmente estão na solenidade na Capital no dia 7 de Setembro.

Participaram do desfile  17º Batalhão de Polícia Militar, Exército, Banda Marcial da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Polícia Rodoviária Federal, Banda da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Força Nacional, Guarda Municipal, BOPE, Maturidade Ativa, Guarda Mirim, Defesa Civil e o SAMU, Banda Marcial, grupo de escoteiros, fanfarra de Agudos do Sul, de São José dos Pinhais, doze Centros Municipais de Educação Infantil e vinte escolas municipais, cinco colégios estaduais, Apae, Escol Especial Madre Paulina, Patronato Santo Antônio.

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)