Mais de 100 profissionais de saúde participam de capacitação sobre Ventilação Mecânica

Publicado em 8 de abril de 2016 às 16:16

Primeiro grupo participou da formação nos dias 2 e 3 de abril (Foto: Divulgação/Sems)

Quando um paciente internado encontra-se em quadro clínico incapaz de manter o ciclo respiratório, a ventilação mecânica promove a aspiração de ar, substituindo a função vital. O método exige conhecimento para que o paciente não tenha complicações. É por esse motivo que o Pólo de Educação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), com o apoio da Prefeitura de São José de Pinhais – Secretaria de Saúde, está promovendo a capacitação em Ventilação Mecânica para cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde, entre médicos e enfermeiros que trabalham com urgência e emergência.

O primeiro grupo participou da formação nos dias 2 e 3 de abril. A próxima turma acontece nos dias 9 e 10 de abril nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena. “A capacitação tem 16 horas de formação e é ministrada pela médica Alessandra Vieira e pela fisioterapeuta Jocilene Albuquerque, que explicam de maneira teórica e prática sobre como proceder com a ventilação mecânica em adultos e crianças, de maneira que não agrave seu estado, promovendo mais qualidade no atendimento. Essa disciplina faz parte da formação de médicos e enfermeiros, porém não de maneira tão detalhada como promovida nesta capacitação”, explicou o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Rafael Antônio Gabriel.

RÁDIO PREFEITURA

curso ventilação_divulgação

(Foto: Divulgação/Sems)

Formação ministrada pela médica Alessandra Vieira e pela fisioterapeuta Jocilene Albuquerque