Para chamar atenção e mobilizar toda a sociedade – civil organizada e Poder Público – sobre o alto índice de acidentes, mortes e feridos no trânsito em todo o Brasil, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), promove, ao longo de todo o mês – com o Programa Vida no Trânsito – diversas ações municipais relacionadas à Campanha Mundial Maio Amarelo.

Em todo o país, a campanha busca promover a empatia, conscientização e humanização das estatísticas de acidentes, chamando atenção sobre como a impaciência e intolerância – no trânsito – refletem no comportamento das pessoas.

Decretado em maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como ‘Década de Ação para Segurança no Trânsito’, o mês de maio, atualmente, é uma referência mundial para balanço das ações, realizadas, que reduzam os acidentes e mortes no sistema viário.

As ações da Semutt, e do Programa Municipal Vida no Trânsito, vão envolver (durante todo o mês) os mais diversos segmentos da sociedade como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, além da sociedade civil organizada.

Devido à pandemia de Covid-19 (novo coronavírus), que impossibilita aglomerações, a campanha deste ano seguirá todas as orientações sanitárias e de Saúde, reconhecidas mundialmente, no combate à doença – distanciamento, utilização de máscara e álcool em gel (70%).

Além da veiculação de conteúdos informativos sobre as mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), nas redes sociais e oficiais da Prefeitura (facebook/Instagram), com foco na prevenção e segurança viária, para chamar atenção, também haverá iluminação permanente no Portal da Cidade, na Prefeitura e Igreja Matriz.

Luzes amarelas também iluminarão o Portal das Colônias do município e a Caixa d’agua (localizada na Praça Getúlio Vargas – Centro). A Câmara Municipal de São José dos Pinhais também receberá a iluminação da campanha Maio Amarelo. No trânsito, a cor amarela na sinalização, simboliza a atenção.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas vão sobreviver aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos, segundo a organização.

Vida no Trânsito

Para compartilhar os 8 (oito) anos de prática da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito – Programa Vida no Trânsito – com objetivo de mostrar como aconteceram as primeiras reuniões e os esforços para articulação intersetorial que resultou, até o momento, na redução em mais de sessenta (60) por cento nos óbitos no local, desde o início da Década Mundial Pela Segurança Viária (2011), o Programa Municipal Vida no Trânsito (desenvolvido em São José dos Pinhais desde 2012) divulgou, ainda, um compilado (e-book) das boas práticas desenvolvidas na cidade ao longo da última década.

Baixe, confira e compartilhe clicando logo abaixo.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)