A Secretaria de Urbanismo Transportes e Trânsito (SEMUTT) de São José dos Pinhais e a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, que lançaram o Projeto Educa Trânsito para a Campanha Mundial Maio Amarelo, já efetuaram diversas ações educativas e de conscientização para motoristas e pedestres do município.

A proposta do Projeto é a criação de estratégias para levar a educação para o trânsito com atividades interativas, de forma itinerante nos bairros, numa atuação próxima ao munícipe, de forma integrada com a engenharia de tráfego, sinalização, fiscalização, contando com o apoio de instituições parceiras para potencialização das ações. Para selar o compromisso assumido, autoridades e instituições parceiras se reuniram a fim de pactuar o envidar de esforços, para que vidas sejam salvas no trânsito. E algumas ações do Educa Trânsito, já marcaram as primeiras semanas de maio.

Blitz educativa aos pedestres na Rua XV de Novembro

A finalidade da ação foi despertar nas pessoas a consciência dos riscos enfrentados por estas, pela vulnerabilidade e fragilidade que o pedestre tem no trânsito.

A importância de adotar comportamentos seguros faz toda a diferença quando se trata de evitar um atropelamento. E os pedestres que passaram pela Rua XV puderam receber orientações e um folder com algumas regras básicas de circulação:

– Estar sempre atento ao trânsito, sempre utilizar as facilidades previstas para os pedestres: calçadas, faixas, passarelas, etc., quando houver estas facilidades. Onde houver semáforos, atravessar somente no sinal verde. Onde não houver faixa para pedestres, ser extremamente prudente ao atravessar e não contar que os motoristas vão reduzir a velocidade.

– Onde não houver calçada, ser extremamente prudente se tiver que caminhar, mesmo no acostamento. A circulação deve ser feita pelas bordas da pista, em fila única, e no sentido contrário ao dos veículos.

– Usar roupas claras se tiver que caminhar à noite. Usar faixas refletivas nos braços ou colocá-las na roupa ou na mochila, caso seja obrigado a caminhar à noite.

Simulação de atropelamento de um pedestre jovem, do sexo masculino

Com a parceria do 6º Agrupamento de Bombeiros de São José dos Pinhais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Colégio Estadual Silveira da Motta a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) pôde organizar uma simulação de atropelamento a pedestre, para desta forma, chamar a atenção para o perfil de quem mais morre no trânsito nas vias brasileiras, jovens do sexo masculino entre 20 e 29 anos, dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). O intuito foi impactar para demonstrar que “Vidas Podem Ser Salvas!”.

Orientação aos motociclistas que exercem a profissão de entregador por aplicativo

As mortes de jovens condutores de motos é um problema que se repete pelas cidades mundo afora. A questão está principalmente na vulnerabilidade do motociclista a sofrer lesões graves no caso de um sinistro de trânsito em comparação com os demais motoristas.

Focados em orientar este usuário de duas rodas a equipe multidisciplinar do Projeto Educa Trânsito, visitou os principais pontos de parada destes trabalhadores e através de um bate papo informal teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia destes profissionais e repassar algumas orientações para um deslocamento seguro.

A equipe do Educa Trânsito reforça que é importante ter um bom capacete, com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), conforme a medida da cabeça, já que as lesões mais graves ocorrem na cabeça do motociclista.

A cinta jugular deve estar bem afivelada no queixo, pois se houver folga o capacete pode ser arremessado em caso de acidente. Óculos de proteção e viseira são itens obrigatórios, protegem contra insetos, pedras e objetos.

Itens de fábrica não devem ser alterados, já que muitas alterações aumentam o risco de sinistro de trânsito.        

SERVIÇO

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros no trânsito, que foi decretado em maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, e o mês de maio, atualmente, é uma referência mundial para o balanço das ações, realizadas, que reduzam os acidentes e mortes no sistema viário.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.