Os Pontos de Integração (PIT) Borda do Campo e Praça da Juventude são um marco no transporte público de São José dos Pinhais. O sistema do PIT atende milhares de usuários todos os dias, oferecendo tarifas mais acessíveis, ônibus com mais frequência e facilidade na vida dos moradores.

A partir do próximo sábado, 09 de abril, mais uma novidade nos Pontos de Integração (PIT) vai beneficiar os usuários do transporte coletivo. As 13 linhas alimentadoras que atendem o PIT Borda do Campo e PIT Praça da Juventude terão seu valor reduzido de R$ 2,20 (dois reais e vinte centavos) para R$ 0,50 (cinquenta centavos), utilizando o Cartão VEM. A iniciativa representa uma redução de mais de 75% do valor da passagem das linhas alimentadoras do PIT.

Linhas alimentadoras que terão tarifa social de R$ 0,50 a partir de 09/04:

• PIT Borda do Campo: 149 – PIT Borda do Campo/Curralinho; 151 – PIT Borda do Campo/Libanópolis; 152 – PIT Borda do Campo/Santa Tereza e 153 – PIT Borda do Campo/Santana.
  • PIT Praça da Juventude: 201 – PIT Pça. Juventude/Izaura; 202 – PIT Pça. Juventude/Ipê; 203 – PIT Pça. Juventude/Santa Fé/Itajubá 1; 204 – PIT Pça. Juventude/Santa Fé/Itajubá 2; 205 – PIT Pça. Juventude/Cristal; 209 – PIT Pça. Juventude/Blanco Pombo; 210 – PIT Pça. Juventude/Blanco Pombo/Cristal; 211 – PIT Pça. Juventude/Izaura/Ipê e 212 – PIT Pça. Juventude/Itajubá 2/Cristal.

Decreto Municipal nº 4.723

De acordo com o Decreto nº 4.723 ficam estabelecidas demais alterações nos valores das tarifas cobradas aos usuários, conforme:

• A integração das linhas alimentadoras que atendem o PIT Borda do Campo e PIT Praça da Juventude com as linhas troncais, 150 – TAP/Borda do Campo e 200 – TAP/Pça. da Juventude, sentido CENTRO, passarão de R$2,25 (dois reais e vinte e cinco centavos) para R$3,45 (três reais e quarenta e cinco centavos), utilizando o cartão VEM.
  • Na utilização das Linhas 150 – TAP/Borda do Campo e 200 – TAP/Pça. da Juventude, sem a integração, através do cartão “VEM”, com as linhas alimentadoras que atendem o PIT Borda do Campo e PIT/Pça. da Juventude, no sentido PIT/TAP, o usuário pagará R$ 4,45 (quatro reais e quarenta e cinco centavos).
  • As linhas troncais 150 – TAP/Borda do Campo e 200 – TAP/Pça. da Juventude, que atendem o PIT Borda do Campo e PIT Praça da Juventude no sentido BAIRRO, terão seu valor mantido em R$4,45 (quatro reais e quarenta e cinco centavos), utilizando o cartão “VEM”.
  • Para as demais linhas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano e Rural a tarifa fica em R$4,45 (quatro reais e quarenta e cinco centavos), utilizando o Cartão “VEM”.
  • A Integração com a linha Metropolitana, no Terminal Central, especificamente com a Linha E99-São José/Guadalupe –Via Terminal Central, sentido Curitiba, o usuário deverá realizar um complemento tarifário de R$0,30 (trinta centavos).
  • As passagens pagas em dinheiro (passageiro eventual) terão seu valor mantido em R$6,00 (seis reais), para todas as linhas do Sistema de Transporte Público.
  • Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos legais a partir de 9 de abril de 2022.

Cartão VEM

Por meio do Cartão VEM, o cidadão de São José dos Pinhais tem o benefício de pagar a tarifa de ônibus mais barata, aproveitar a tarifa social dos Pontos de Integração (PIT), além da possibilidade de integração com as Linhas Municipais. Para aquisição do cartão, que não tem custo, basta procurar os pontos de atendimento nos Terminais do Município e levar a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de endereço.

Para mais informações acesse o site da Central do Vale Eletrônico Municipal – http://www.vemsaojose.com.br/.