O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, lançou na última terça-feira (8) o Programa Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança, durante um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio Iguaçu. A secretária de Assistência Social de São José dos Pinhais, Juliana Saraiva esteve presente representando o município de São José dos Pinhais.

Em sua primeira edição, o objetivo é apoiar financeiramente instituições de ciência e tecnologia paranaenses para a implantação e desenvolvimento de programas voltados à formação de lideranças femininas, por meio de capacitações e divulgação de práticas inovadoras relacionadas ao tema.

Os projetos devem estar vinculados às linhas temáticas de geração de trabalho e renda, enfrentamento à violência; acesso a inovações nas tecnologias de informação/digital; formação de liderança e participação social; saúde da mulher; educação; e apoio e avaliação de políticas públicas.

Na oportunidade o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o repasse de R$ 15.644.400,00 para a compra de 13.037 tablets, que serão destinados a 12.928 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) cadastrados nos estabelecimentos de Atenção Primária de Saúde (APS) do Estado. Os recursos estarão disponíveis para as prefeituras já nesta semana.

As mulheres são a maioria das cadastradas no programa no Paraná, totalizando 91,52%, o que demonstra o protagonismo feminino na promoção da saúde nos municípios. Os dados são de um levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), feito em novembro de 2021.

Durante o evento, Ratinho Junior destacou a importância da atuação das profissionais de Saúde no enfrentamento à Covid-19 e no diálogo diário com a população. “Quero homenagear as tantas mulheres que se dedicam e se dedicaram ao longo desse enfrentamento da pandemia, mas também no dia a dia. É um esforço muito grande. Meus cumprimentos às agentes de Saúde, às médicas, às nossas gestoras, a todas vocês que ajudam a população paranaense”, afirmou.

A primeira-dama Luciana Saito Massa, presidente do Conselho de Ação Solidária do Paraná, também reforçou o suporte das mulheres na área da Saúde. “A mulher tem uma visão além, vê algo adiante, e a pandemia não foi fácil. Com isso, somado ao fato de conseguirem atuar em várias áreas, se saíram muito bem”, declarou.

Estiveram representando a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais o Diretor do Departamento de Atenção a Saúde, Pedro Jorge Maliski Junior e as Agentes Comunitárias Clarice Bernadete Woitechen, Cleusa Taborda Leal, Eliane Mira, Rosicleia Natel França e Zilda Cecília Fronteck.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.