Um evento realizado pelo Governo do Paraná, no Colégio Estadual Elza Scherner Moro, localizado no bairro Rio Pequeno – em São José dos Pinhais – entregou na última quinta-feira (4), kits de robótica para os Colégios Estaduais Anita Canet, Costa Viana, Eunice Borges da Rocha, Lindaura R. Lucas, São Cristóvão, Shirley C. T. Machado (escolas do Estado que atendem o município).

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e o vice-prefeito Professor Assis, estiveram na entrega dos novos equipamentos, que contou com representantes do Governo do Estado, entre eles, o Chefe da Casa Civil – Guto Silva, e o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Também participaram do evento o secretário Municipal de Governo, Thiago Bührer, o Chefe de Gabinete e secretário de Comunicação, Andrei Gondro, além de outros secretários municipais.

Lançado no final de agosto, o Programa Paraná Robótica oferece aos alunos do Ensino Médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica (área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência).

Vereadores e servidores públicos também estiveram presentes, alunos da comunidade escolar acompanharam a entrega. O deputado estadual Francisco Bührer também compareceu.

Além de São José dos Pinhais, os kits do Governo beneficiam também 23 (vinte e três) instituições de ensino de outros nove (9) municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O programa tem o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e a elaboração de novos projetos. Com os kits, e aulas de robótica, os alunos vão aprender a programar, fazer robôs, circuitos elétricos, conhecer a linguagem das máquinas, tecnologias, por exemplo.

Cada kit recebido tem um (1) notebook, um (1) conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos que inclui motores, sensores, microprocessadores, além de material didático, videoaulas e cartilhas digitais com instruções gráficas detalhadas que mostram passo a passo cada proposta de atividade.

Cartão Futuro

Sancionado pela Lei nº 20.670/21, que ampliou para 21 (vinte e um) anos a idade máxima de jovens que podem participar do programa, o Cartão Futuro incentiva a manutenção de empregos e a contratação de jovens aprendizes por empresas paranaenses desde 2019.

Executado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, o programa prioriza atender jovens em situação de vulnerabilidade social com foco nas regiões com maior abandono escolar.

A expectativa do Governo do Paraná, com o programa, é incentivar a contratação de 20 (vinte) mil jovens aprendizes em empresas paranaenses e manter 15 (quinze) mil contratos de trabalho.

O Paraná atualmente tem aproximadamente 1 milhão de estudantes matriculados em 2.116 escolas, nos 399 municípios.

O auxílio financeiro pago pelo Governo do Estado, por meio do Cartão Futuro, é de R$ 300,00 e pode chegar a R$ 450,00 aos jovens com deficiência, egressos de unidades prisionais, do Sistema de Atendimento Socioeducativo ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas. Este subsídio é mensal e pode durar até dois anos.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN) / Fotos: Sergio Neves / Prefeitura de SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.