Desde o retorno das aulas municipais em São José dos Pinhais, uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), através da Coordenação de Educação para o Trânsito e Engenharia de Tráfego, está sendo realizada, especialmente, nos horários de entrada e saída dos estudantes, quando o movimento de pedestres, carros, veículos escolares, motos e bicicletas, é mais intenso.

Chamada Operação Escola, a ação, segundo a Semutt, é fundamental para conscientizar todos que interagem neste ambiente, minimizando, assim, a exposição dos estudantes aos riscos do trânsito nos horários de maior fluxo nas escolas (início da manhã, começo e final da tarde).

Estudantes, professores e comunidade escolar receberam um material educativo sobre as atitudes mais adequadas que devem ser adotadas pelos alunos, pedestres e motoristas – principalmente – nos horários de entrada e saída. A conscientização é o grande desafio.

De acordo com a Semutt, além de contribuir com a segurança no entorno escolar, a operação também observa possíveis soluções de sinalização e infraestrutura que tornem o momento de entrada e saída dos alunos mais fluido e sem conflitos possíveis.

A Operação Escola, continuará sendo realizada, sistematicamente, pela Prefeitura nos próximos dias nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Semutt / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)