Na manhã desta terça-feira (21) a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer, que também é a presidente da Junta de Serviço Militar empossou o novo secretário.

A solenidade que aconteceu na sala de reuniões do gabinete deu posse ao servidor Claudinei Ogrodovski como secretário da Junta de Serviço Militar do município. Além da assinatura de posse, o empossado fez o juramento de compromisso, na presença do chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) – Tenente Coronel Fabio Artner, do 1º Tenente Dias e do Soldado L. Santos, da 5ª Região Militar.

Por lei, a Junta, que é ligada ao Gabinete do Prefeito, é o órgão executor do Serviço Militar. O alistamento, coordenado pela Circunscrição de Serviço Militar, é de responsabilidade da Prefeitura. O serviço militar consiste no exercício de atividades desempenhadas nas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreende todos os encargos relacionados com a defesa nacional.

A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino que completam 18 anos e também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar, como o certificado de reservista e o de dispensa de incorporação, exigidos para a emissão de passaporte, ingresso em instituições de ensino, participação em concursos públicos e para solicitação de emprego em empresas.