Jovens da Casa Verde participam de aula inaugural de Oficina de Robótica

Publicado em 13 de abril de 2018 às 16:54

(Foto: Chrystian Oliva/PMSJP)

Por meio de parceria entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de São José dos Pinhais, crianças e adolescentes, entre 12 e 18 anos, participaram nesta sexta-feira (13) da aula inaugural da Oficina de Robótica Sustentável, no Centro de Referência do Adolescente (Casa Verde).

O Centro realiza seu trabalho com a finalidade de garantia os direitos dos munícipes adolescentes, tendo por base o artigo nº. 227 da Constituição Federal, aliado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sob a responsabilidade das secretarias parceiras, ampliando suas ações junto com as demais secretarias do município.

A coordenadora Antonia Marly de Oliveira, explica que para atender esta parcela adolescente, são desenvolvidas regularmente importantes oficinas e atendimentos aos jovens, tais como: futsal, informática artes manuais, HQ/mangá, teclado, violão, dança, teatro, serviço de psicologia, serviço social, apoio pedagógico e atendimento psicopedagógico.

Também é ofertado o Serviço de Clínica Médica, atendido pela Dra. Gina Senko Bettega, na especialidade de hebiatria, referente à saúde do adolescente. Atendendo demandas e queixas provenientes desta faixa etária, com significativas mudanças, muitas por sua vez, bem aparentes no desenvolvimento do próprio corpo.

Neste primeiro momento serão realizadas oficinas de Xadrez e Robótica Sustentável.  A secretária de Educação, Ema Karam, fala da importância da robótica para os estudantes, que tem, dentre outros “o objetivo de aprimorar o desenvolvimento intelectual dos adolescentes, pois permite a análise e reflexão de elevados conceitos, a partir de desafios propostos e trabalhos em grupo, que estimulam a cooperação, planejamento, organização e processo decisório”, esclareceu Ema.

A secretária, explica ainda que o projeto de Robótica Sustentável desenvolvido pela professora Scheila Leal Dantas, da Secretaria de Educação, vem acontecendo há seis anos. Tendo como público alvo alunos do ensino fundamental regular, educação especial, professores do município e de municípios vizinhos como Campo Magro e Tijucas do Sul.

A professora Scheila comentou que esse tipo de ação é um modo de olhar ampliado, agora também para os adolescentes, por meio do Centro de Referência do Adolescente. “Como professora de robótica educacional é possível desenvolver no estudante diversas habilidades, dentre elas, podemos citar conhecimento matemático, resolução de problemas, trabalho em equipe, gosto por profissões na área tecnológica, companheirismo, entre outras. Sabemos que é possível oportunizar uma abrangência maior de possibilidades das inteligências múltiplas, como afirma Gardner, pois nas atividades que envolvem a construção e a programação de um robô, realizadas normalmente em grupo, as ações privilegiam as atividades perceptivas, tanto na visão quanto no toque, pelo manuseio das peças. Nas atividades em grupo, trabalham as relações interpessoais, interagindo com o outro para a troca de idéias e conhecimentos”, finalizou Scheila.

Os jovens interessados na Oficina de Robótica Sustentável podem fazer sua inscrição diretamente na sede do Centro de Referência do Adolescente, acompanhados do seu responsável e documentos. A administração pública informa que as vagas são limitadas.

Centro de Referência do Adolescente

R: Capitão Tobias Pereira da Cruz, 2439