Buscando estar cada vez mais perto da população para ouvir suas demandas e prestar atendimento assertivo e de qualidade a todos os munícipes, a segunda edição do Gabinete Móvel da Prefeitura de São José dos Pinhais aconteceu na última quinta-feira (25). O local escolhido para sediar a iniciativa desta vez foi o Jardim Itaqui, no Ipê.

Para a ação foi montada uma estrutura na Rua Joroslau Sochaki, para que moradores e lideranças locais pudessem conversar diretamente com a prefeita, Nina Singer e o vice-prefeito Professor Assis, que ouviram e registraram as principais exigências da população da região.

Depois do Jardim Modelo, que recebeu o projeto no mês janeiro, o Itaqui é a segunda área a receber as ações do projeto que percorrerá diversas outras localidades do município.

Segundo a prefeita Nina Singer, a ação aproxima o Poder Público da população. “Assumimos o compromisso de ir até os bairros para ouvir as pessoas, entender os desafios de cada localidade e promover a aproximação com a gestão pública”, disse.

O Gabinete Móvel possibilita que a prefeitura realize ações mais assertivas e eficientes, de acordo com as necessidades de cada região. “Uma vez por mês iremos a diferentes bairros para ouvir a população. Isso vai ajudar muito no planejamento e no desenvolvimento das ações desenvolvidas pela gestão”, comenta o vice-prefeito Professor Assis.

O desenvolvimento desta ação itinerante prima por oportunizar igualdade na elaboração de ações realizadas pela administração pública, a fim de contemplar todas as comunidades do município.

Consulta Pública para Orçamento Participativo 2021

Os moradores presentes durante a ação também puderam participar da Consulta Pública, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Semplade), que busca coletar informações para realizar a definição das prioridades de investimento do Orçamento Municipal para os anos subsequentes, tendo como premissa o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O Orçamento Participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa, que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos. Os resultados incluem obras de infraestrutura, saneamento e serviços para todas as regiões da cidade.

(Por Luciana Prieto / Foto: Alvaro Heger / Prefeitura de SJP)