IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso apresentou tema sobre os idosos no século XXI

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 16:39

(Fotos: Paulo Szostak/Prefeitura SJP)

“Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, esse foi o tema de mais uma Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que já está em sua quarta edição. A Conferência teve início na sexta-feira (15), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, localizada na Rua Veríssimo Marques, 699, no Centro.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo da Conferência foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos e promover discussões visando a garantia, proteção e os direitos dos idosos, entre eles o pleno acesso às políticas sociais, o enfrentamento das diversas formas de violência, a participação em diversos espaços sociais e a igualdade, e valorização da diversidade.

Durante a abertura do evento, o Sr. Lourenço Antonio Salmoria, morador do Centro de Amparo aos Idosos Jesus Maria José, promoveu um momento de reflexão, com uma poesia de sua autoria. Ainda durante a abertura, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, relatou sobre a importância de conferências como essas para o município. “Acredito que é uma faixa etária da nossa população que com certeza merece uma atenção especial da nossa administração pública. A Conferência é o local ideal para se discutir essas políticas públicas, sendo uma responsabilidade de todos de ter esse olhar e carinho pela pessoa idosa”, enfatizou o prefeito.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social em licença de São José dos Pinhais, Sônia Arruda, contou um pouco sobre a participação da pessoa idosa para o município. “A experiência que eles tem de vida, o que eles podem nos ensinar, uma pessoa jovem ou uma criança, tem muito que aprender com eles”, explicou.

Ainda sobre a participação do idoso em sociedade, a diretora da Secretaria de Assistência Social, Daiane Silveira discursou sobre o amor ao próximo. “Nós hoje temos o dever de plantar amor, respeito e dignidade, e prestar atenção nas propostas. Nós temos o dever de ensinar nossos filhos, principalmente as crianças, a respeitar, amar e escutar os idosos”. Após a abertura oficial, os participantes prestigiaram uma palestra com Mara Cristina Ferreira sobre o tema deste ano.

Estiveram presentes durante a abertura da Conferência, o Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon;  primeira-dama Sônia Arruda; a promotora de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça do Fórum Regional de São José dos Pinhais – Vara do Idoso, Silvia Galesi Campelo; diretora geral da Secretaria de Assistência Social, Daiane Mariano Silveira; presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Edirceu Ferreira Neves; Claudia, representante do secretário de Cultura e Educação, Imar Augusto; representantes dos vereadores Professor Marcelo, Mari Temperasso e Nina Singer; secretário de Governo, Augustinho Michalizen. A solenidade também contou com a participação de grupos da melhor idade e também lares de idosos.

No sábado, dia 16 de fevereiro, pela manhã, a Conferência teve continuidade, com mais debates sobre o tema.

(Foto: Paulo Szostak/Prefeitura SJP)