Mais um legado deixado pela atual administração da Prefeitura de São José dos Pinhais irá beneficiar, pelas próximas décadas, a comunidade escolar do bairro Ipê, em especial.

O Prefeito, Toninho Fenelon, assinou na manhã da última segunda-feira (14/dezembro) uma ordem de serviço que autorizou o início das obras de reformas, revitalização e manutenção predial geral da Escola Municipal Irmã Maria Eufrásia Torres, que atende, na região, mais de 500 (quinhentos) alunos matriculados no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

O secretário municipal de Educação (Semed), Imar Agusto, acompanhou a assinatura da ordem de serviço, com representantes da Tiguen – Engenharia e Construções – que participou e venceu o processo licitatório.

A escola municipal também oferece, à comunidade do bairro Ipê, Ensino Integral (manhã e tarde) para 120 alunos que participam do Programa Ampliando Saberes – PAS, desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) como um reforço escolar, no contraturno, aos estudantes.

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) também é oferecida pela unidade. São mais de 30 (trinta) alunos matriculados no período noturno nesta modalidade de ensino, também afetada por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Há mais de 15 (quinze) anos a escola não recebia grandes reformas e revitalização dos espaços. A ordem de serviço assinada, além de beneficiar alunos e famílias da localidade, as obras e reformas também valorizarão, ainda mais, o trabalho dos profissionais da Educação, como comenta o prefeito Toninho.

“Estamos finalizando a gestão (2017 – 2020) com mais essa grande obra da Educação. Esta reforma fica marcada na história da cidade e para sempre será lembrada”, comentou o prefeito Toninho durante a assinatura da ordem de serviço realizada na Sala de Atos do Gabinete do prefeito.

“Investir em Educação é apostar no futuro das próximas gerações. A atual administração realizou, nos últimos quatro anos, o maior investimento feito na história da Rede Municipal de Ensino Público”, disse o prefeito Toninho.

“Acreditamos que a Educação é uma poderosa ferramenta que transforma vidas. É um grande desafio, e os investimentos na área não podem parar” ressaltou Toninho.

Até o final deste ano (2020) a Prefeitura terá investido mais de R$ 70 milhões em reformas, ampliações, manutenções e construção de escolas do Ensino Fundamental I, Especial e Centros de Educação Infantil – CMEIs, aumentando também a oferta do número de vagas.

As 111 (cento e onze) Unidades Municipais de Ensino, de São José dos Pinhais, atendem aproximadamente 35 mil alunos matriculados em toda a Rede de Educação da cidade.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Wellington Medeiros / Prefeitura SJP)