Localizado em São José dos Pinhais, o bairro Ipê, e outros que abrangem a localidade, é a vigésima sexta (26ª) região do município que recebeu, na última segunda-feira (27), a pré-conferência da Saúde. Agora, as informações levantadas com os moradores da região, usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, serão apresentadas e discutidas novamente na 14ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece em outubro.

Por causa da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus), a pré-conferência teve restrição no número de pessoas presentes e a utilização de máscara foi obrigatória, mas os moradores puderam acompanhar tudo ao vivo pelo YouTube, a pré-conferência foi transmitida online.

Plenárias e pré-conferências, estão sendo realizadas em toda cidade com a coordenação da Comissão Organizadora da Conferência Municipal. A comissão organizadora da conferência é formada por conselheiros do Conselho Municipal.

O objetivo é oferecer um serviço público de Saúde cada vez melhor. Para isso, a pré-conferência ouve segmentos da sociedade – usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço – em diferentes localidades, apurando demandas e necessidades.

No Ipê, como em outros regiões, foram aprovadas propostas de quinze (15) eixos temáticos que agora seguem à 14ª Conferência Municipal. Na ocasião, os moradores também elegeram os delegados que representarão a região durante a conferência.

Instância superior com poder deliberativo (Lei nº 8.142/1990), a 14ª Conferência Municipal de Saúde, de São José dos Pinhais, será transmitida ao vivo, neste ano, das 18h às 22h – nos dias 18, 19 e 20 de outubro – em plataforma online por causa da pandemia de Covid-19. A transmissão poderá ser acessada através deste link www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara. Acompanhe, participe.