Na última sexta-feira (11), a Banda Marcial de São José dos Pinhais comemorou seus 32 anos de história com um concerto emocionante, repleto de música e celebração. O concerto foi um momento de grande destaque, demonstrando a importância duradoura e influência positiva que a banda tem exercido ao longo das décadas.

A celebração, além de encantar os participantes, trouxe consigo um presente especial: novos instrumentos que incluem trompetes, trombones e flugelhorns. Esses novos instrumentos não apenas ressaltam o comprometimento contínuo da Prefeitura de São José dos Pinhais com a excelência musical, mas também representam um passo significativo para aprimorar ainda mais as performances da banda.

“Parabenizo a Banda Marcial de São José dos Pinhais pela sua história de dedicação à música e à cultura. A entrega dos novos instrumentos durante o concerto de aniversário reforça o compromisso contínuo com a excelência musical. Parabéns a todos os membros, maestros e envolvidos por essa conquista significativa”, destacou a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.

O secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, também esteve presente no evento e parabenizou a Banda Marcial de São José dos Pinhais pelo seu 32º aniversário e destacou a importância cultural da banda como um exemplo de união através da música.

“A Banda Marcial é um tesouro cultural da nossa cidade e um exemplo brilhante de como a música pode unir comunidades, transcender gerações e enriquecer a vida de todos os envolvidos”, finalizou Dal Negro.

Saiba mais sobre a Banda Marcial de São José dos Pinhais

A Banda Marcial de São José dos Pinhais, oficializada pelo Decreto Municipal nº 657/2023, teve suas origens como Banda Marcial Guarda Mirim, realizando sua primeira apresentação no dia 24 de agosto de 1991. Desde então, ela tem desempenhado um papel vital na promoção da música, cultura e educação na região. Composta por instrumentos da família dos metais e da percussão, a banda é formada por estudantes de música provenientes dos cursos de musicalização gratuitos oferecidos anualmente para crianças, jovens e adolescentes na Usina da Música em São José dos Pinhais, além de ex-alunos e membros da comunidade.

Ao longo de sua história, a Banda Marcial tem se destacado por suas apresentações em diversos tipos de eventos culturais, cívicos, esportivos e filantrópicos. Além disso, a banda participa ativamente de concursos e campeonatos de bandas em nível regional, estadual e nacional. Suas conquistas ao longo dos anos incluem títulos de destaque, como o título de Bicampeã Nacional e múltiplos títulos de Campeã Paranaense, além de reconhecimento em Campeonatos Interestaduais e Sul Brasileiros.

Sob a regência do maestro Enrique Felix e a direção geral do ex-integrante e maestro Johnny Liberatti, a Banda Marcial de São José dos Pinhais continua a inspirar gerações, contribuindo para a formação educacional e cultural de seus membros. Por meio da música e da dança, a banda busca promover valores fundamentais de cidadania, civismo e filantropia, enquanto aprimora constantemente suas habilidades técnicas e artísticas.

(Fotos: Douglas Trevisan / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.