“Temos, na região, grandes polos industriais e queremos atrair mais empresas. Além disso, há também uma grande produção rural, de soja, hortifrúti, que será escoada por essa via que favorece, ainda, o desenvolvimento do turismo rural e religioso no município”, disse a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, durante a assinatura da Ordem de Serviço para elaboração do projeto executivo – obra de modernização – de um antigo traçado de chão que, além de integrar São José dos Pinhais e Mandirituba, facilitará o acesso de outros municípios, mais ao Sul da Região Metropolitana de Curitiba, à Capital, ao litoral paranaense e catarinense. A modernização da via, oferecerá à população economia de tempo e distância.

A estrada passa pela Colônia Marcelino (local de grande potencial para o turismo rural e religioso) e cria uma via alternativa para os municípios de Quintandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro, localizado no chamado segundo anel da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Essa via, além de diminuir a distância e de reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios, é também uma alternativa ao pedágio localizado na porta de Mandirituba.

A Ordem de Serviço que dá início à elaboração do projeto executivo de modernização da estrada foi assinada na última terça-feira (29), no Palácio Iguaçu.

Além da prefeita Nina Singer, a solenidade também contou com a presença do governador em exercício, Darci Piana, do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, e do diretor-presidente da Comec, Gilson Santos.

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, o chefe de gabinete da Governadoria, Daniel Villas Bôas, também estavam presentes, além dos deputados estaduais Francisco Bührer, Márcio Pacheco e Alexandre Amaro.

O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis, o secretário Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito (Semutt), Lucas Pigatto, e os vereadores Professor Abelino, Professor Wellington Couto e Renan Machado, também estiveram na assinatura do documento com outras autoridades.

Antiga estrada de chão

O trecho que vai ser pavimentado e modernizado parte do trevo da empresa Volkswagen-Audi, na BR-376, em São José dos Pinhais, até a Rua Gilberto Palu, em Mandirituba, na ligação com a BR-116. O traçado da estrada de chão passa pela Colônia Marcelino, tradicional destino do turismo rural e religioso do município.

Além de incentivar o turismo, a obra também terá impacto direto no escoamento da produção da agricultura familiar porque tanto São José dos Pinhais, quanto Mandirituba, estão entre os principais produtores de hortifrutigranjeiros na região.

De acordo com o Governo do Paraná, assim que o projeto executivo for concluído, a intenção é iniciar os trâmites para contratação da obra logo na sequência.

(Por Alexandre Torres Jr com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN) / Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)