A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura (SEMUC) está promovendo o Concurso de Linguagens Culturais 2022 – com o tema “Não é sobre números, é sobre conexão – A Influência das Mídias Sociais”, e informa que as inscrições encerram na próxima semana, no dia 07 de outubro.

O Concurso de Linguagens Culturais 2022 com os prêmios Leopoldo Scherner de Literatura / Prêmio Leopoldo Scherner – Jovem Escritor e Prêmio Sebastião Cortês de Fotografia, é direcionado à comunidade geral, residentes do município, de Curitiba, além da Região Metropolitana.

A ação, que acontece anualmente no município, tem como objetivo incentivar e promover as artes literárias (conto, crônica, poesia e redação) e visual (fotografia), reconhecendo novos talentos. O Prêmio Leopoldo Scherner – Jovem Escritor é destinado especialmente aos participantes da faixa etária de 08 (oito) a 14 (quatorze) anos.

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente, na Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros Praça 8 de Janeiro, 120 – CEP: 83.005-110 – São José dos Pinhais –PR, pelo e-mail: biblioteca@sjp.pr.gov.br ou pelo link do Google Forms: http://docs.google.com/forms/d/1jvMy0vccOC9-_3aYUu73cuPXyplRkWPy9BND_peCTWU/edit?usp=forms_home&ths=true. A organização ressalta que o envio dos trabalhos pelos Correios serão aceitos com data de postagem até 07 (sete) de outubro.

Cada participante poderá concorrer com no máximo 03 (três) trabalhos em cada categoria. Troféu e certificado serão entregues aos primeiros colocados. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (41) 3381-5845.

Sobre o concurso

Regulamentado pelo Decreto n.º 2.549, de 01 de abril de 2009, o concurso é divido da seguinte forma:

Prêmio Leopoldo Scherner de Literatura / Prêmio Leopoldo Scherner – Jovem Escritor

Além de estimular a leitura e escrita por meio das categorias do conto, crônica, poesia e redação, o prêmio reconhecerá – com certificado e troféu – os três (03) primeiros colocados em cada categoria.

O conto, a poesia e a crônica deverão ser apresentados em 03 (três) vias impressas em folha A4, digitadas em espaço 1,5 (um e meio), fonte Arial, tamanho 12 (doze), em uma só face, no máximo 03 (três) páginas.

Cada um dos trabalhos deverá ser acompanhado de ficha de inscrição e CD com o respectivo arquivo gravado em formato Word. No(s) trabalho(s) deverá(ão) somente constar o título e o pseudônimo.

Prêmio Sebastião Cortês de Fotografia

A(s) fotografia(s) poderá(ão) ser digital(ais) e/ou convencional(ais), preto e branco e/ou colorida(s), no tamanho 20cmx25cm, em papel fotográfico fosco sem margem e não poderá(ão) conter nenhum tipo de retoque ou montagem.

No verso de cada fotografia deverá constar etiqueta adesiva com o pseudônimo do fotógrafo, título da fotografia, data e local de onde foi realizada a fotografia.

Toda(s) a(s) fotografia(s) deverá(ão) ser entregues com seu(s) negativo(s) e/ou CD com arquivo eletrônico, além da ficha de inscrição.

Menores de 18 anos deverão encaminhar também ficha de inscrição com dados do responsável, juntamente com o(s) trabalho(s).

Confira todos os detalhes do Concurso de Linguagens Culturais 2022 e as fichas de inscrição (que deverão ser impressas e preenchidas), logo abaixo, e participe: