Inscrições abertas para a Ginástica da Mente na II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais

Publicado em 25 de maio de 2017 às 16:58

A II Etapa do Circuito escolar de xadrez será realizada em junho, no Ginásio Max Rosenmann, no Bairro Afonso Pena (Foto: Divulgação/Semel)

Estão abertas as inscrições para a Ginástica da Mente na II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez, realização da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar). Essa grande festa do Xadrez espera mais de 600 alunos de São José dos Pinhais e cidades vizinhas e será realizada no dia 9 de junho, no Ginásio de Esportes Max Rosenmann, das 9h às 16h. As Inscrições para a II Etapa do Circuito podem ser feitas até dia 02 de junho e as informações obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer.

De acordo com o coordenador do projeto de xadrez em São José dos Pinhais, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, o circuito escolar é uma oportunidade de integração entre os alunos das escolas e uma maneira lúdica de melhorar o aprendizado e desempenho escolar. “Eventos como esses são fundamentais. Mostram como o esporte e a educação andam lado a lado. O xadrez, em especial, é uma atividade que exige raciocínio lógico, memória, concentração, atenção e criatividade, qualidades que são trabalhadas em sala de aula, mas que durante o evento, sem as crianças perceberem, desenvolvem de uma forma lúdica, por meio da competição sadia, como se fosse uma brincadeira, e tudo isso aliado à oportunidade de conhecer novos amigos”, diz o coordenador. “Além disso, temos hoje o apoio incondicional do prefeito Toninho Fenelon, do vice-prefeito Thiago Bührer e do secretário de Esporte, Alessandro Hendler”, conclui.

Um dos diferenciais do Circuito Escolar de 2017 é a mostra pedagógica de xadrez, na qual os professores têm a oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido nas escolas. “O Circuito Escolar é a ponta do Iceberg, o xadrez acontece nas escolas beneficiando milhares de alunos graças ao empenho dos professores, equipe pedagógica e direção. Essa troca de experiências é fundamental para o fortalecimento e ampliação do trabalho. Neste ano, graças ao apoio oferecido pela secretária Ema Karam e toda equipe da secretaria de Educação, diversos projetos estão chegando nas escolas e mais crianças estão aproveitando os benefícios do xadrez”, relata o coordenador de xadrez na Secretaria Municipal de Educação, Professor Vinicius Silva Rodrigues dos Santos.

Confira as próximas atividades desenvolvidas pelo município

Capacitação de Professores

A capacitação de professores visa ensinar os educadores os benefícios da prática do xadrez e os seus métodos de ensino para que sejam repassados aos alunos, melhorando suas habilidades cognitivas, raciocínio lógico, concentração, memória, autonomia, etc..

2 de junho, 28 de julho, 20 de outubro.

Turmas das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h00

Circuito Itinerante das 8h às 12h30

O Circuito Itinerante visa levar um torneio maior para as escolas tem o projeto de ensino de xadrez, oportunizando aos alunos que fazem parte do projeto participar de um grande torneio.

01 de julho na EM Ananias Antonio Mauad

19 de agosto no CE Barro Preto

16 de setembro na EM Lilian Viana

Mais jogos intelectivos

Uma vez por semana, uma equipe formada pelas Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, passa em uma escola que participa do Programa Mais Educação, e através de um ambiente de jogo, as crianças e jovens aprendem enquanto se divertem, sendo possível estimular competências cognitivas com todos os participantes. Paralelamente os professores são capacitados com conteúdo para dar continuidade as atividades até a próxima visita da equipe.

Xadrez para Todos

Os mais de 20 professores responsáveis pela Educação dos Jovens e Adultos – EJA de São José dos Pinhais já participaram de dois encontros de formação e já estão desenvolvendo o projeto nas escolas. Há a previsão de um grande festival de xadrez no encerramento da primeira fase do projeto ao final do ano.