Infraestrutura

avenida-das-torres02

A facilidade de acesso de São José dos Pinhais a pontos estratégicos como o porto de Paranaguá, o Sul do Brasil e os países do Mercosul é um dos principais atrativos para os empreendedores. O município é cortado pela rodovia BR-277, que leva ao Litoral do Estado; pela BR-376, principal corredor entre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e daí aos países do Mercosul; e pela BR-116, que liga a região de Curitiba a São Paulo e Rio de Janeiro.

São José dos Pinhais sedia também o Aeroporto Internacional Afonso Pena, segundo no Brasil a contar com o Sistema Integrado de Tratamento de Informações Aeroportuárias, ampliando as vantagens oferecidas às empresas aqui instaladas. O aeroporto está passando por uma série de adequações para atender à demanda da Copa de 2014, uma vez que Curitiba é uma das sedes da competição. O Governo Federal irá destinar aproximadamente R$100 milhões para as reformas, que envolvem a ampliação das vagas do estacionamento, reforma do Terminal de Passageiros, construção de seis esteiras, reforma da pista, reforma do ILS-2 e compra do ILS-3, equipamentos que permitem o pouso de aviões mesmo com baixa visibilidade.

A inauguração da trincheira da Avenida Rui Barbosa com a Avenida das Torres em julho de 2011 trouxe benefícios tanto aos moradores de São José dos Pinhais, eliminando desvios e permitindo acesso mais rápido do centro aos bairros, quanto aos que utilizam a Avenida Rui Barbosa como ligação entre a BR-277 e a BR-376, tornando o acesso ao litoral paranaense e catarinense mais ligeiro.

As vias da cidade estão recebendo atenção especial da Prefeitura, através da recuperação da malha viária para a melhoria do trânsito. Do início da gestão até setembro de 2011 mais de 360 quilômetros de ruas de todas as regiões do município foram recuperados, com a aplicação de antipó, superantipó e asfalto definitivo. Outra obra importante foi a instalação das novas rotatórias na trincheira da Avenida Rui Barbosa com a BR-277, que dá acesso à região Ipê/Guatupê.

Atualizado pela última vez em 23/04/2024 17:02:49