Buscando reduzir a mortalidade materna e infantil e melhorar a qualidade da saúde das mulheres e crianças, o Brasil tem adotado diversas politicas públicas voltadas ao período de pré-natal, parto e nascimento. Entre elas, está o projeto “Nascer no Brasil II”, idealizado pelo grupo de pesquisa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, da FioCruz, que acaba de chegar ao Hospital e Maternidade São José dos Pinhais.

A iniciativa promove a capacitação de enfermeiros, atuando no enfrentamento da mortalidade e morbidade materna grave, além do óbito perinatal precoce. Em todo o Paraná, oito centros especializados – incluindo o HMSJP – que atendem exclusivamente ao SUS, terão seus profissionais preparados para serem multiplicadores deste estudo, que pretende analisar mais de 22 mil nascimentos no país, em mais de 460 maternidades públicas.

Nos 17 e 18 de junho, essa capacitação ocorreu no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, que atende mães de alto risco de todo o município e da grande Curitiba, e contou com a presença da prefeita Nina Singer, da secretária de Saúde, Giuvana Casagrande, dos profissionais do local que receberam a equipe da Fio Cruz e de enfermeiros dos oito centros de especialidades escolhidos do Paraná para a qualificação.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.