Logo

Portal da Prefeitura


Hospital e Maternidade São José dos Pinhais abre a Semana de Enfermagem

Publicado em 13 de maio de 2015 às 17:30

Prefeito Setim mencionou o bom trabalho realizado pela equipe de enfermagem e como a população está percebendo a diferença positiva no atendimento (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

 

Na tarde de terça-feira (12), no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP), a equipe da Unidade e a Secretaria de Saúde deram início a Semana de Enfermagem no Município. A data é em alusão a enfermeira Florence Nightingale, que foi a pioneira no cuidado aos feridos de guerra, atuando nos campos de batalha durante a Guerra da Criméia (1853 a 1856), sendo 12 de maio o dia de nascimento de Florence, onde se comemora o Dia Internacional da Enfermagem.

Segundo a Divisão de Ensino e Pesquisa da Saúde, as ações da Semana Nacional, que vai até o dia 20, são voltadas aos profissionais de enfermagem em geral que atuam no serviço público, como enfermeiros, técnicos, auxiliares, agentes comunitários que também estão ligados a enfermagem, bem como os auxiliares de serviços de saúde, que pelo estatuto municipal, também estão ligados à equipe de enfermagem.

Durante a solenidade de abertura da Semana de Enfermagem, o secretário municipal de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, agradeceu a presença de todos os profissionais e enalteceu a importância do trabalho realizado pela classe, que são a porta de entrada junto ao paciente. “Estamos percebendo um crescimento continuado e positivo na qualidade da Saúde, o que se deve muito pela humanização no atendimento prestado pela equipe de enfermagem, e isso certamente faz a diferença”, destacou Brasilio.

Na ocasião o prefeito Luiz Carlos Setim cumprimentou a equipe presente pelo bom trabalho realizado, tanto no Hospital, quanto nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que reflete o compromisso de cada servidor da Saúde com sua função e com a população que está percebendo a diferença positiva no atendimento. “A enfermagem em São José dos Pinhais representa um grande número de servidores da Saúde, é uma profissão de entrega, doação, carinho e amor, merecendo todo o nosso respeito”, comentou Setim.

Em meio à abertura das atividades da Semana, que consiste em eventos com profissionais da área para ministrar palestras, o diretor geral do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, Giovani de Souza, iniciou sua fala com uma frase atribuída à enfermeira Florence Nightingale, compara a enfermagem com a arte. “A Enfermagem é uma arte e, para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, achei esse conceito um resumo perfeito do que é o trabalho de cada pessoa da equipe de enfermagem, e faz jus ao trabalho que todos os profissionais de enfermagem exercem nesta cidade”, afirmou Giovani que na ocasião apontou a busca constante da atual gestão para dar mais qualidade ao ambiente de trabalho, respeito ao servidor e as diretrizes que norteiam o atendimento da população.

Presente na solenidade a diretora geral da Secretaria de Saúde, Alessandra Aguilera, o diretor técnico do HMSJP, Rene Augusto Avelleda, a diretora de Enfermagem – Dulcelsa Kaliberda e a superintendente do HMSJP, Clementina Bressan.

Encontro Saúde e Beleza
Na mesma tarde do dia 12 de maio, a Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais promoveu, no auditório localizado no Parque São José, um encontro que será repetido nesta quinta-feira (14), também voltado ao público de enfermagem do Município.

 

dia_enfermeiro_foto_silvio_ramos_pmsjp (12)

O secretário de Saúde – Brasilio Vicente de Castro Filho disse que o crescimento continuado e positivo na qualidade da Saúde se deve muito pela humanização no atendimento prestado pela equipe de enfermagem (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

dia_enfermeiro_foto_silvio_ramos_pmsjp (22)

A superintendente do HMSJP – Clementina Bressan se emocionou junto a equipe durante a abertura da Semana de Enfermagem (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

dia_enfermeiro_foto_silvio_ramos_pmsjp (19)

Parte da equipe de enfermagem participou do Encontro Beleza e Saúde em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)