(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

No Paraná, o HMMSJP está entre os três hospitais selecionados para participar do ‘Programa Nacional de Segurança do Paciente’ e representar o Estado nacionalmente em busca do reconhecimento da ‘Enfermagem de Excelência’, neste ano o hospital completa 70 anos de existência à serviço dos são-joseenses.

Teve início na manhã da última quarta-feira (15/maio) em São José dos Pinhais, a ‘Semana da Enfermagem 2019’ que para o evento deste ano, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura (Sems) e realizado no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMMSJP), apresenta como tema principal a ‘Atuação da Enfermagem na Segurança do Paciente’, de âmbito nacional a ‘Semana’ acontece em alusão ao dia do Enfermeiro, sempre lembrado na data 12 de maio.

Direcionada especialmente a equipe de enfermagem do hospital formada por auxiliares, técnicos e enfermeiros – ao todo cerca de 400 profissionais – o evento será realizado até a próxima sexta-feira (17) com programação exclusiva que inclui palestras que vão abordar ‘Qualidade e Segurança Hospitalar’, ‘Como a tecnologia pode salvar vidas’, ‘Prevenção de Quedas no Ambiente Hospitalar’, ‘Hemotransfusão: Controle e Segurança Total’ além do ‘Protocolo de Parto Seguro’ e também a ‘Comunicação Efetiva para Segurança do Paciente’ são alguns dos temas trabalhados.

“Não consigo imaginar o sistema de Saúde, público ou privado, sem estes profissionais”, disse Débora Chemin, servidora de carreira, enfermeira e diretora geral do HMMSJP, que esteve durante o evento. A servidora, Clementina Bressan, enfermeira do município há 30 anos, foi uma das homenageadas.

Para a diretora “a equipe de enfermagem é fundamental na qualidade da assistência oferecida pela Saúde, às vezes o último rosto que um enfermo vê é de um enfermeiro, o primeiro rosto que um recém nascido vê é da equipe médica e de enfermagem, quanta responsabilidade, ser enfermeiro realmente é uma missão”, comentou Chemin.

O secretário da Saúde, Giovani de Sousa, também participou do evento que reuniu além da equipe de enfermagem do hospital e outros funcionários, representantes do Poder Legislativo do município e membros do Conselho Municipal de Saúde.

“O Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, também faz parte da minha vida”, comentou o secretário Giovani de Sousa, que em 2008 foi colocado como ‘Interventor’ no hospital pelo Poder Judiciário.

Giovani explica que na época “o hospital estava completamente destruído, centro cirúrgico destruído, Pronto Socorro fechado desde 2005, e nós começamos a primeira fase de reestruturação do hospital que hoje atende com equipamentos de última geração e UTI Neonatal, a Administração Pública tem trabalhado para oferecer o melhor atendimento possível à população do município”, disse o secretário.

Até sexta-feira (17), das 8h às 21h, na enfermaria B, a equipe de enfermagem do HMMSJP poderá usufruir do espaço onde serão realizadas quick massage, auricoloterapia e acupuntura.

(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)