A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), juntamente com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, com a Fundação Grupo Volkswagen, a Volkswagen e o SENAI-PR, iniciaram mais uma ação do programa Carreta do Conhecimento, desta vez no bairro Guatupê.

O programa irá beneficiar 64 alunos, divididos em quatro turmas com 16 alunos cada, para os cursos de Mecânica de Automóveis e de Revisão e Manutenção Automotiva, ambos com carga horária de 40h. A Carreta do Conhecimento está localizada na Praça da Juventude.

As aulas para duas turmas iniciaram nesta segunda-feira (1º de agosto) e as outras duas turmas iniciarão suas atividades no dia 15 deste mês, com aulas ministradas em dois períodos: a tarde das 13h30 às 17h30, e a noite das 18h30 às 22h30. Os alunos precisaram atender a alguns requisitos, como idade mínima a partir dos 18 anos e ter ensino fundamental incompleto.

O programa Carreta do Conhecimento são escolas montadas em semirreboques (carretas), que levam cursos de qualificação profissional de forma descentralizada em todo o Estado, uma vez que este formato itinerante dá mais flexibilidade à ação. A Carreta do Conhecimento é uma parceria lançada na gestão do governador Ratinho Junior, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado, com a Fundação Grupo Volkswagen, a Volkswagen e o SENAI-PR. Somente no início deste ano foram oferecidas 1.884 vagas para cursos profissionalizantes em 30 municípios do Paraná.

Na ocasião do início das aulas nesta segunda-feira (1º de agosto) esteve presente a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer, o secretário de Governo – João Cordeiro, o secretário da SICTUR – Adriano Melim, o secretário de Segurança – GM Jefferson de Souza, de Educação – Aldrian Matoso, e o secretário de Meio Ambiente – Wagner L. Zaclikevis, bem como o coordenador da Subprefeitura do Guatupê – Everton Silva. Representando a Câmara Municipal, os vereadores Professor Abelino, Denislson de Oliveira (Grillo) e Paulo do Carmo, além de representantes dos demais vereadores, e servidores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR).