Nesta semana, a Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais, por meio do Departamento da Guarda Municipal (GM), divulgou um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2021, além de alguns números referentes a ocorrências e resultados das ações durante o ano. A Guarda Municipal atende a uma população estimada de 330 mil pessoas, segundo estimativa do IBGE/2020.

Os números mostram a dimensão das atividades desenvolvidas pela instituição apoiando as polícias Civil e Militar, no policiamento ostensivo e preventivo da cidade, fruto do apoio da administração pública municipal, com a prefeita Nina Singer, sem esquecer do esforço conjunto que vai desde o comando da corporação, agentes guardas municipais, agentes administrativos, até os estagiários que desempenham suas funções diárias na Secretaria.

Números

No campo da prevenção, os guardas municipais atenderam aproximadamente 10 mil chamados da população para abordagens a pessoas em atitude suspeita durante o ano, além do aumento de viaturas em regiões que não havia atendimento prioritário de viatura, ampliando a atuação da Patrulha Rural, Centro, São Marcos, Borda do Campo e Guatupê.

A produtividade da instituição também foi um fator de destaque, foram apreendidas 31 armas de fogo no decorrer do ano, além de serem efetuadas 879 prisões, mais de 56 mil atendimentos ao cidadão, com lavratura de aproximadamente 28 mil boletins de ocorrências, 112 veículos que foram recuperados e entregues aos seus proprietários, entre outras fiscalizações que contribuíram com o bem estar dos cidadãos.

O número de operações policiais também chama atenção, durante o ano de 2021, foram realizadas 46 operações policiais até o momento, mais de 4.690 Ordens de Serviço em atendimentos diversos como eventos, apoio às outras Secretarias e reforços de patrulhamento pelo município.

Missões Concluídas

O balanço elenca também as missões concluídas, relacionadas à estrutura física da Guarda Municipal, capacitações e qualificações que passaram de 1.600 horas divididas em vários cursos aos agentes, avanços no campo da tecnologia, ações e projetos da unidade, reformas, investimentos nas aquisições de equipamentos, reconhecimento das ações da Guarda Municipal pela sociedade e outros órgãos, implantação de novas modalidades de policiamento, campanhas solidárias junto a sociedade e operações integradas.

O Comando da Guarda Municipal destaca e agradece o empenho, dedicação e comprometimento de todos os Agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, “em um ano muito difícil, onde foram vencidos todos os desafios e cumprida a missão constitucional da Guarda Municipal, com alto nível de excelência” – destaca o Comando, que agradece ainda os órgãos parceiros, iniciativa privada, sociedade civil organizada, a prefeita Nina Singer, pelo entendimento, apoio e avanços em ações concretas em favor da melhoria da segurança pública, redução da criminalidade e aproximação com a comunidade.