28/03/2017

Guarda Mirim entrega certificado a 145 jovens em São José dos Pinhais

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Nesta segunda e terça-feira (27 e 28) a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu solenidade na Câmara Municipal para a entrega dos certificados de conclusão do Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim, para mais 145 jovens.

O evento reuniu os familiares, amigos, representantes de empresas parceiras do programa e autoridades municipais. A Guarda Mirim trabalha há 35 anos com os jovens do município com o Programa de Aprendizagem, e tem como missão formar adolescentes, nos aspectos de seu desenvolvimento pessoal, tanto social quanto educacional, inserindo e preparando os alunos para a vida profissional, ressaltando a aplicação da cidadania em seu dia a dia e efetuando a inserção desses jovens, como aprendizes no mercado de trabalho.

A certificação do programa é referente ao aprendizado focado em serviços administrativos, com uma carga horária de 1.280 horas, e além da parte teórica, sendo que os jovens têm 880 horas de atividades práticas, desenvolvidas nas empresas participantes do programa através de parcerias. Foram certificados os alunos que obtiveram uma média igual ou superior a 6,0 em todos os módulos da grade curricular da Guarda Mirim.

Presente na solenidade, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, que na ocasião parabenizou os alunos e ressaltou a importância da base que receberam no programa de aprendizagem da Guarda Mirim, para forjarem um futuro mais sólido e de qualidade em suas vidas e para o município. “Tenham certeza que vocês já fazem a diferença em nossa cidade e farão muito mais, em um mundo onde certos valores estão se perdendo, o fato de terem chegado até aqui é mais uma prova do diferencial de cada um”, finalizou Toninho.

A ocasião contou ainda com os cumprimentos da primeira dama e secretária de Assistência Social, Sonia Aparecida Arruda, a qual informou que dos aproximadamente 540 jovens assistidos pela Guarda Municipal, hoje 369 estão atuando no mercado de trabalho como menores aprendizes. “Muitas vezes os pais deixam seus sonhos de lado para que vocês, filhos realizem os seus, por isso o significado muito especial deste certificado. Eu desejo que essa seja a primeira conquista de muitas que terão ao longo do caminho da vida de vocês”, comentou a secretária.

A entrega dos certificados contou ainda com o secretário de Comunicação, Claudio Alves, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marco Antônio, a diretora geral da Secretaria de Assistência Social, Daiane Mariano Silveira, a diretora do Departamento de Promoção Humana e Desenvolvimento Comunitário, Sirlene Correa Macedo Primo, o diretor do Departamento de Apoio Técnico Operacional, Tarlis Gerson Mattos, a coordenadora da Guarda Mirim, Rogeria Cristina Rosa da Silva, Maria Elenir de Oliveira Mizerkowski, presidente da Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família (APMIF), o sargento Helier Pereira Munhos, comandante do corpo de alunos da Guarda Mirim, e o vereador Edson Dangui.