Guarda Mirim de São José dos Pinhais forma mais 70 jovens

Publicado em 12 de julho de 2017 às 17:30

A entrega de certificados aconteceu no Teatro da Música (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Foi realizada nesta terça-feira (11), no Teatro da Música de São José dos Pinhais, a entrega de mais 70 certificados de conclusão de curso para alunos da Guarda Mirim. O curso, voltado à aprendizagem em serviços administrativos, oferece aos participantes a chance de trabalharem em empresas do Município para adquirirem experiência, em um programa de formação que já qualificou mais de 200 jovens desde o início do ano.

O prefeito Toninho Fenelon agradeceu a presença de todos e cumprimentou os formandos. “Esse momento é importante para nosso Município, mas principalmente na vida de cada um desses jovens. No futuro poderão contribuir e muito para a nossa cidade através da experiências adquiridas na Guarda Mirim, uma formação para vida toda”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Sônia Aparecida Arruda, destacou o trabalho realizado na Guarda “É uma conquista não só para os alunos, mas também para nós na Secretaria. Aprendemos com vocês, contribuindo para o crescimento profissional de cada um. Uma conquista das muitas que ainda virão na vida de vocês. A guarda ensina a importância do respeito e da disciplina na hora de estudar e trabalhar  e assim os jovens conseguem alcançar seus objetivos”, destacou Sônia.

Parceria

A presidente da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e a Família (APMIF), Maria Mizerkowski, lembrou que  há 9 anos a APMIF participa dos eventos da Guarda Mirim em uma parceria com o Município de São José dos Pinhais. “Estamos tomados de alegria em saber que o Município está investindo na formação desses jovens, pois sabe que em futuro próximo serão eles os responsáveis pela transformação da nossa comunidade. Que esse programa seja ampliado com mais vagas para que o um número maior de jovens possam estar participando, realizando um trabalho digno e honesto, contribuindo com o orçamento de suas famílias e com o crescimento de nossa economia”, disse.

Referência

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Silvio Santo reforçou a importância do programa da Guarda Mirim. “O jovem não teme o desafio; ele tem medo de uma vida sem sentido. Hoje vocês estão dando sentido para suas vidas, e para vida de outros adolescentes e jovens que irão se espelhar em vocês.O programa Guarda Mirim de São José dos Pinhais, que é uma referência, é o melhor programa de formação de jovens na nossa Cidade. Para se ter uma ideia, as empresas esperam a divulgação da agenda da Guarda Mirim para contratar esses jovens, pois sabem que eles passaram por uma ótima formação. Parabéns a toda a equipe por esse trabalho, que tem um caráter disciplinar maravilhoso”, cumprimentou.

Formação

A coordenadora da Guarda Mirim, Rogeria da Silva, fez um depoimento emocionado aos alunos e agradeceu a todos pelo empenho com uma canção, acompanhada do músico Juvenal Vitor. “É de muita alegria e muita honra fazer parte desta grande família. A Guarda Mirim está em festa. Vocês formandos recebem hoje a certificação. Esse é o caminho, o alicerce da formação na busca pelo sucesso e a realização profissional. Desejo a todos, de coração, que sejam muito felizes e construam um futuro brilhante”, disse.

Apoio

A aluna Kellen Otenio, representando todos os alunos do curso, também agradeceu pelo apoio e pela dedicação de pais e mestres. “É muito difícil falar para um grupo de pessoas tão diferentes entre si. Quero acima de tudo agradecer a Deus, aos nossos pais, responsáveis por estarmos aqui hoje. Obrigado por investir tanto na gente, nos deixar livres para seguir os nossos sonhos, por assegurar que não cometamos bobagens, e por acreditar que somos capazes de vencer. Agradecer a todos que nos apoiaram e incentivaram, professores amigos e familiares, todos que se dedicaram em nos preparar para o mercado de trabalho. E, em especial, ao sargento Helier, por comandar com excelência os pelotões da Guarda, a nossa gratidão e respeito”, agradeceu.

O programa Guarda Mirim, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Associação de Proteção a Maternidade, a Infância e a Família há 33 anos atende jovens no Município, oferecendo formação integral e profissional com encaminhamento para o mercado de trabalho. Atualmente, o programa conta com a participação mais de 40 empresas parceiras, que utilizam os aprendizes em seu quadro funcional. Além do estágio profissional, um dos instrutores do programa, o sargento Helier Munhos, transmite aos adolescentes, através da disciplina paramilitar, conhecimentos de respeito à hierarquia, dedicação ao serviço e colaboração para o trabalho em equipe.

Também estavam presentes no evento a secretária municipal de educação, Ema Karan; o secretário municipal de Cultura, Imar Augusto; representantes das empresas parceiras, professores e equipe da Guarda Mirim, e servidores das secretarias de Assistência Social e Cultura.