GM e cão policial realizam prisão de três jovens com drogas na Praça do Verbo Divino

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 15:06

(Foto: Divulgação/Semuseg)

Na tarde da última quarta-feira (15), equipes coordenadas da Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais realizaram uma operação contra o tráfico de drogas na região central do município.

A ação contou com equipes da Ronda Municipal (ROMU), Serviço de Inteligência e da regional central da Guarda Municipal (GM), além de um cão da raça Pastor Belga Malinois, treinado para atuar em ações policiais, e que rapidamente localizou aproximadamente 80g de substância análoga a maconha em posse de três suspeitos. Os indivíduos foram encaminhamos até a Delegacia Regional de Polícia Civil do Município, onde dois responderão pelo uso e porte de substância entorpecente e um pelo crime de tráfico de drogas.

A intensificação do patrulhamento foi realizada também em resposta ao grande número de denúncias de tráfico e uso de entorpecentes na Praça do Verbo Divino, desta forma os agentes se deslocaram até o local e realizaram abordagens e buscas pessoais, que resultou na prisão de três pessoas. Além de ter permitido a utilização e observação de um cão treinado nas ações junto aos agentes de segurança pública do Município.

Projeto da Secretaria de Segurança – Guarda Municipal

A ação dessa quarta-feira faz parte de um projeto que a Secretaria de Segurança / GM está estudando para otimizar as ações de segurança em operações no combate ao tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, bem como projetos sociais e Defesa Civil, conforme relatou o Secretário de Segurança Pública, Adriano Muhlstedt. “Faz parte do plano de governo instituir o trabalho de cães policiais no apoio aos agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, bem como a integração com as demais forças de segurança do Município”, comentou Adriano.

Na operação, que também foi acompanhada pelo Secretário de Governo, Augustinho Michalizen, o diretor da Guarda Municipal, Marcio Pereira, disse que o trabalho policial somado a atuação de cães bem treinados, fará toda a diferença no combate a criminalidade.

O cão Iron

O Pastor Belga Malinois de nome Iron, que foi utilizado nas ações do dia 15 foi conduzido pelo experiente instrutor Rondinei, o qual possui mais de 20 anos de atuação na área de adestramento canino, atuando também em grandes eventos, bem como vários trabalhos desenvolvidos como instrutor do Grupo de Intervenções com Cães (G.I.C) da Força Nacional, bem como atuou em ações solicitadas pelo Ministério da Justiça, e varias outras instituições policiais do país. Rondinei está apoiando e compartilhando conhecimento com os agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, demonstrando através do cão Iron as técnicas e eficiência das ações cooperadas com o serviço de intervenção com cães.

Serviço:

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais informa que em caso de emergência a população deve ligar para os números 153 ou (41) 3381-6344.