Gestão promove primeira eleição direta do Conselho Municipal de Educação

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 16:33

A vice-presidente Raquel, a secretária de Educação Ema Karam e a presidente Ana Lúcia (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Pela primeira vez na história, desde a sua criação em 1993, o Conselho Municipal de Educação realizou a eleição direta para a escolha do presidente, vice-presidente e secretário geral. A Lei que instituiu o Conselho Municipal de Educação previa, até então, que o presidente fosse indicado pelo prefeito.

“É mais um passo para que a sociedade civil venha participar ativamente do Conselho Municipal de Educação. A eleição é a forma democrática de escolher nossos representantes e é com democracia e diálogo aberto que pretendemos trabalhar e contar com o auxílio do Conselho de Educação”, disse a secretária de Educação Ema Zen Karam.

A eleição aconteceu na tarde desta terça-feira (14) e contou com a presença dos membros suplentes e titulares, que escolheram por aclamação Ana Lúcia Rodrigues, como nova presidente do Conselho Municipal de Educação; tendo eleito Raquel Santana como vice-presidente, e Patrícia Pereira Francisco aclamada como secretária-geral.

“É um momento histórico para a Educação, por isso quero agradecer à secretária de Educação e ao prefeito Toninho Fenelon, por permitir essa mudança na Lei, e dar à sociedade o seu poder de escolha. Esse será um avanço para a educação”, disse a presidente Ana Lúcia.

Entre as funções do Conselho estão a de fixar normas para autorização, credenciamento, funcionamento das instituições de educação infantil e do ensino fundamental e supervisionar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados às unidades que compõem o sistema municipal de ensino.

Conselho Municipal de Educação elegeu a presidente, a vice-presidente e a secretária geral (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)