Placas de trânsito exigem atenção e respeito do munícipe, seja ele condutor ou pedestre. Elas informam sobre as regras de trânsito e tráfego, condições da via, indicações, proibições, restrições e obrigações, identificam paradas obrigatórias, preferenciais, limites de velocidade, conversões, retornos, vagas de estacionamento direcionadas aos diferentes usuários, entre outras identificações fundamentais para a organização deste espaço.  

Além de orientar e organizar, as placas contribuem para minimizar os índices de sinistros (acidentes de trânsito), por isso é fundamental a atenção e o respeito a esses dispositivos, não somente pelo condutor, mas por todos os elementos que fazem parte do trânsito. 

Muitas vezes a reposição de placas de trânsito ocorre por vandalismos como pichações, amassados, furto ou colisões por veículos desgovernados que invadem os canteiros e calçadas, os quais acabam comprometendo ou até mesmo arrancando as placas e os suportes, colocando suas próprias vidas em risco.

Constantemente o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), por meio da Divisão de Sinalização de Trânsito, precisa realizar reparos nestes dispositivos devido a esse tipo de ocorrência. Bens depredados como estes saem caro para os cofres públicos, devido à elevada quantidade de placas furtadas ou destruídas.

Em média cada placa furtada ou depredada custa 350 reais, considerando além da mesma, a reposição de tubos, hastes de aço e concreto. Não sendo considerados aqui o tempo e a mão de obra, os quais poderiam ser utilizados para revitalização e implantação de sinalização em outros locais. Além de deixar o trânsito confuso, a falta do dispositivo causa risco iminente de sinistros, sendo este o dano mais caro a ser computado, pois vidas são colocadas em risco.   

O munícipe precisa ter consciência de que as placas obrigatoriamente devem ser respeitadas pelo fato de que no trânsito existem regras e elas servem para estabelecer direitos e deveres aos usuários e para dar maior segurança com o objetivo principal de salvar vidas. Furtar, amassar, pichar ou arrancar placas de trânsito é crime contra o patrimônio público, conforme o Artigo 163 do Código Penal, inclusive com pena de seis meses a três anos e multa.

O DEMUTRAN faz um alerta para que os usuários das vias denunciem furtos e vandalismos de placas de trânsito por meio do telefone 153 da Guarda Municipal de São José dos Pinhais. Com a denúncia estarão contribuindo não somente para coibir o dano causado ao patrimônio público, mas, sobretudo, para minimizar os riscos de pessoas ficarem feridas ou sofrerem sinistros mais graves por falta de sinalização.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.