15/01/2019

Prefeito Toninho Fenelon participa da entrega de equipamentos para Associações de Reciclagem

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

Cada Associação de Reciclagem do município recebeu 4 ventiladores de grande porte que devem melhorar o conforto térmico dentro dos barracões. Novos equipamentos, máquinas e caminhões serão entregues às cooperativas que ainda não possuem veículo próprio para realizar coletas na cidade

As Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de São José dos Pinhais receberam na tarde da última segunda-feira (14) ventiladores de grande porte, que irão melhorar o conforto térmico dentro dos barracões onde é realizada a triagem dos materiais recicláveis coletados no Município. No total, 80 famílias poderão trabalhar em um ambiente mais ventilado e confortável com os novos equipamentos.

Durante a entrega, o Prefeito Toninho Fenelon aproveitou o momento para apresentar aos associados o atual secretário municipal de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, e agradeceu o trabalho de cada um dos associados.

“Vir aqui pessoalmente agradecer e entregar estes equipamentos, que vão melhorar a condição de trabalho dos associados desta Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis de São José dos Pinhais, é muito gratificante”, falou o prefeito. Ele também destacou a importância da coleta dos resíduos para o futuro do Município dizendo que “a parceria que existe entre as Associações de Reciclagem da Cidade e o Poder Público, ao mesmo tempo que melhora a renda dos associados e oferece estrutura mais adequada para o trabalho, proporciona também mais qualidade de vida à população, preservando o meio ambiente às futuras gerações; vocês tem um papel fundamental neste processo de preservação”.

Os ventiladores foram adquiridos por sugestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (CMMAS), que incluiu os equipamentos na lista de materiais e apresentou o projeto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, que aprovou a liberação do recurso financeiro do Fundo Municipal do Meio Ambiente e adquiriu os ventiladores de grande porte.

O CMMAS é composto de 26 membros. Metade é formada por representantes do setor público municipal; outra parte é formada por delegados de entidades da sociedade civil organizada. As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente.

Os ventiladores foram entregues na Associação de Catadores ‘Semente do Amanhã’ – localizada na Rua Pedro Trevisan, nº 249, Jd. Itália; na Associação de Catadores ‘Moranguinho’ – localizada na Rua João Zarpelon, nº 731, no Bairro Costeira; na Associação ‘Reciclar’ – localizada na Rua Morretes, nº 195, na Vila Braga. Também foram entregues na Associação ‘Sociedade Unida’, que está localizada na Rua João Alves Ferreira, nº 662, no Bairro São Marcos.

Cada uma dessas associações receberam quatro ventiladores de grande porte para locais que exijem grande ventilação, como os barracões da Central de Triagem e  Valorização de Resíduos Recicláveis, que chegam a reaproveitar cerca de 37 toneladas de materiais separados pela população.

“Nos próximos meses entregaremos mais dois caminhões para realizar coletas de resíduos às associações que ainda não possuem, a Associação Reciclar e à Sociedade Unida, além de máquinas como esteira e prensa, que facilitarão e muito o trabalho dos associados”, contou Ahirton Sdroiesk Junior, que ainda destacou: “tudo isto com recursos financeiros do Fundo Municipal do Meio Ambiente, aprovados pelo CMMAS e também pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.