Feira do Peixe: 26ª edição será realizada nos dias 28 e 29 de março no Parque São José

Publicado em 13 de Março de 2018 às 16:24

(Fotos: Divulgação/PMSJP)

Há mais de 20 anos, Alfredo Schulis participa da Feira de Peixe, uma ação promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag). E neste ano não será diferente; nos dias 28 e 29 de março, Schulis estará no Parque São José participando da 26ª edição da Feira, aonde poderão ser comprados peixes frescos e de cinco tipos diferentes, sendo eles bagres, tilápias, pacus, traíras e carpas, e com um preço acessível a todos.

Em sua propriedade, Alfredo Schulis tem 14 tanques para criação de alevinos. “Os peixes são tratados e engordados e, dias antes da feira, são removidos para outro tanque. E então são transportados para a Feira em caixas com oxigênio”, explica o produtor. Para ele, a Feira do Peixe é importante “para divulgar nossos peixes, a região e também o preço, que é melhor e podemos manter a produção”, conta.

Visando incentivar a produção de peixes no Município, os pequenos produtores recebem, anualmente, um subsídio da Semag para a aquisição de alevinos. A Feira do Peixe é o encerramento desse ciclo, quando, então, são comercializados tais pescados. Os produtores tem também apoio técnico dos profissionais da Secretaria e da EMATER. “Essa ação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento gera uma economia positiva. A Feira do Peixe, por exemplo, tem sido um sucesso”, é o que explica a veterinária da Semag, Soriane Jasinski.

Desde criança, Mauricio Rindack teve contato com a criação de peixes. “É uma prática familiar”, conta.  Ele, que trabalha com restauração de acordeon, conta que criar peixes é um hobbie. “Nossa vida! Gosto muito”, diz. Em sua propriedade, tem mais de 1000 peixes sendo preparados para a 26ª edição da Feira do Peixe de São José dos Pinhais. “A Feira é muito importante pra nós, produtores. Por meio dela, fica mais fácil de vender já que atrai muita gente, inclusive de outras cidades. O retorno é positivo”, afirma.

FEIRA DO PEIXE — a 26ª edição da Feira do Peixe será realizada no Parque São José. Lá, o consumidor poderá comprar tilápias, bagres, carpas, pacus e traíras de quatro produtores são-joseenses. De acordo com Soriane,  “o processamento e beneficiamento do pescado será feito em  um container, dentro das normas higiênico-sanitárias e com a inspeção de um médico veterinário, que acompanhará todo o processo garantindo, assim, um produto de qualidade para o consumidor”, explica a veterinária.

O consumidor irá escolher o peixe na barraca, que será beneficiado no container e fornecido fresco ao consumidor.  Haverá também exposição e venda de hortifrutis de cooperativas do município e também  praça de alimentação, com foods trucks.

O que? Feira do Peixe.

Quando? 28 e 29 de março.

Local? Parque São José.

Hora? das 9h às 21 h

Peixes comercializados: filé (R$ 40,00/kg); tilápia, carpa e bagre (R$15,00/kg); traíra e pacu (R$ 16,00/kg). O abate e a limpeza dos peixes já estão inclusos no valor.

(Fotos: Divulgação/PMSJP)