03/12/2018

Feira de Natal de Economia Solidária está com muitas opções de presentes na Rua XV

(Fotos: Gabriel Julio/PMSJP)

A Feira de Natal de Economia Solidária começou no dia 27 de novembro na Rua XV de São José dos Pinhais. Cerca de 40 artesãos da cidade estão comercializando seu trabalho no local.

A tradicional feira de artesanatos promovida pela Secretaria de Trabalho, comercializa o trabalho de artesãos são-joseenses, focando especialmente nos artigos de decoração natalina e presentes para as festas de fim de ano.

Entre os produtos comercializados na feira estão artigos para decoração, artesanatos, crochê, roupas infantis, brinquedos, pijamas, artigos para pets, bolsas, acessórios, móveis de madeira, entre outros. Todos os produtos são artesanais, produzidos pelos grupos cadastrados no Programa de Economia Solidária da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Economia Solidária

Economia Solidária é uma forma alternativa de desenvolvimento que promove a inclusão de pessoas em uma atividade produtiva. É desenvolver o que há de melhor nas pessoas, buscar seus talentos e habilidades, proporcionar treinamento e condições para que isso venha a ser a fonte de seu próprio sustento e de sua família de maneira social e ambientalmente sustentável. O programa Economia Solidária identifica pessoas com interesses afins, agrupa, capacita, organiza e promove o acesso a todas as ferramentas necessárias para viabilizar a execução da atividade.

Tem como princípios a autogestão (que consiste na ausência da figura do patrão, ou seja, todos participam das definições estratégicas e cotidianas do grupo), cooperação, solidariedade, democracia e respeito aos ecossistemas.

O Programa de Economia Solidária da Prefeitura de São José dos Pinhais atua na formação, capacitação desses grupos e apoia a comercialização de seus produtos através da realização de feiras, festas da cidade, locais disponibilizados por entidades parceiras e os Centros Públicos de Economia Solidária.

Serviço – A feira está acontecendo:

Local: Rua XV de Novembro, em frente ao Museu Municipal Atílio Rocco

Data: Segunda a sábado