No período de julho a outubro de 2022, as educadoras de trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) e agentes da patrulha escolar da Secretaria Municipal de Segurança (SEMUSEG), visitaram escolas de São José dos Pinhais com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizando palestras e atividades interativas com os alunos.

Em sala de aula o tema trânsito foi trabalhado com o objetivo de ampliar o entendimento dos estudantes para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos para dentro de suas casas. A ação quer garantir mais qualidade de vida e mudança para melhor da comunidade.

A certificação dos alunos que participaram do Módulo I – Cidadania no Trânsito, aconteceu no dia 11 de novembro, na Usina da Música e contou com a presença do secretário de Segurança, Jefferson de Souza, agentes da Guarda Municipal, servidores, alunos e convidados. Esta é a 1ª turma desta modalidade de ensino a se formar em São José dos Pinhais.

Em 2023, o trabalho terá continuidade com um novo módulo para os estudantes que já obtiveram a primeira certificação e também abrindo mais turmas.