A Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professora Ilza de Souza Santos abre nesta sexta-feira (18), a partir das 8 horas, as vagas para os cursos de LIBRAS níveis I e II. As inscrições serão feitas pelo site da prefeitura, na aba “cursos e eventos: inscrições” – http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/cursos/controller/.

Serão disponibilizadas turmas exclusivas para os servidores da Prefeitura de São José dos Pinhais e turmas abertas ao público em geral. As vagas são limitadas a 40 alunos por turma.

O nível I é destinado às pessoas que nunca tiveram contato com a Língua Brasileira de Sinais, enquanto o nível II é voltado para o aperfeiçoamento de quem já possui o conhecimento básico. Caso o candidato nunca tenha tido contato com LIBRAS, deverá se inscrever no nível I.

Dias e horários das aulas:

• Para os servidores públicos municipais:

Início das aulas: 21/03/2022 – segunda-feira

Noite: Nível I (das 18h às 19h30). Nível II (das 19h40 às 21h10) – segundas-feiras

Término das aulas: 27/06/2022 – segunda-feira.

• Para a comunidade em geral:

Início das aulas: 23/03/2022 – quarta-feira

Manhã: Nível I (das 7h50 às 9h20). Nível II (das 9h40 às 11h10) – quartas-feiras

Tarde: Nível I (das 15h15 às 16h45) – quartas-feiras

Noite: Nível I (das 18h às 19h30). Nível II (das 19h40 às 21h40) – quartas-feiras

Término das aulas: 29/06/2022 – quarta-feira

• Carga horária:

1h30 de aula presencial semanal (22h30 total), mais atividades à distância valendo horas (17h30) – 15 aulas presenciais + horas de atividades à distância (40 horas totais)

• Idade mínima:

Manhã e tarde: 12 anos (o responsável deverá levar e buscar ou o aluno deverá apresentar autorização por escrito para liberação assinada pelo responsável).

Noite: 18 anos.

• Local:

As aulas serão ministradas na Escola Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos e na Escola Municipal Padre Pedro Fuss, ambas localizadas na Rua Londrina, 50, no Bairro São Cristóvão.

O curso é gratuito, somente sendo feita uma única doação voluntária para ajudar a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos, se for de interesse do aluno. No ato da doação, o aluno ganha uma apostila de LIBRAS impressa. Por ser voluntária, não há valor mínimo para doação.