A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais já realizou mais de 5.400 atendimentos em domicílios, por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

O serviço que iniciou em janeiro deste ano (2022), tem como um dos objetivos acompanhar o paciente no conforto do seu lar, efetuando a desospitalização, realizando a antibióticoterapia e instrumentalizando a família do paciente, ou seja, ensinando e orientando a família como cuidar do paciente, dando-lhe a oportunidade de um dia a dia digno, saudável e o mais confortável possível.

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) quando iniciado, era para o acompanhamento de pacientes de oxigenoterapia, realizando destes casos a fisioterapia respiratória. Com a evolução positiva dos casos atendidos, e como consequência positiva – a melhora dos pacientes, a necessidade dos equipamentos utilizados na prática da oxigenoterapia era cada vez menor. Desta forma as equipes do SAD puderam atuar ainda mais com outros casos de desospitalização, o que reflete diretamente na diminuição nas hospitalizações (internações) – para aplicação de medicamentos ou terapias respiratórias, curativos e afins.

As equipes do SAD são compostas por duas categorias: Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) – constituída por 02 médicos, 02 enfermeiros, 02 fisioterapeutas e 04 técnicos ou auxiliares de enfermagem; e a Equipe Multiprofissional de apoio (EMAP) – composta por um profissional de fonoaudiologia, um nutricionista, um psicólogo e um assistente social.

Em média as equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar fazem o acompanhamento simultâneo de 60 pessoas, onde alguém das equipes visita o paciente um vez por semana. O SAD atua em todo o município de São José dos Pinhais, onde toda a rede de Atenção a Saúde pode solicitar o serviço, bem como os familiares junto às unidades da rede de saúde. Após a solicitação encaminhada, o SAD faz uma avaliação médica do paciente para saber se ele está elegível, caso seja confirmado que o mesmo está clinicamente estável, o serviço inicia.

Confira mais dados referentes a atuação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) no período de janeiro a setembro 2022:

  • PACIENTES ACOMPANHADOS PELO SAD: 464 pacientes;
  • TOTAL DE ATENDIMENTOS REALIZADOS: 5.439 visitas, sendo que no mês de junho foram realizados 1.012 atendimentos;
  • TOTAL DE DESOSPITALIZAÇÕES: 20 em hospitais de Curitiba e São José dos Pinhais, UPA Afonso Pena e UAA Rui Barbosa a partir de maio/22;
  • MAIOR FAIXA ETÁRIA ATENDIDA: acima de 60 anos;
  • MAIOR % DE PACIENTES ATENDIDOS POR SEXO: feminino;
  • MÉDIA DE TEMPO DE PERMANÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO PELO SAD: 37 dias.
PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.