“O principal objetivo dos Ecopontos, legado ambiental entregue a São José dos Pinhais durante essa gestão (2017- 2020), é oferecer à população do município um local adequado para o descarte correto e voluntário de materiais jogados na natureza de maneira irresponsável”, comentou o prefeito Toninho Fenelon na entrega do 5º Ecoponto inaugurado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) na manhã da última quarta-feira (16).

Localizado na Rua das Nações Unidas – esquina com a Rua Francisco de Paula Lobo Araujo – o Ecoponto Cidade Jardim já está funcionando, de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h, para recolher vários tipos de resíduos sólidos, muitas vezes descartados – clandestinamente – em áreas de preservação onde é proibido o descarte de lixos.

O Departamento de Controle Ambiental (Decam) da Semma, responsável pelos programas ‘Recicla São José’ e ‘Meu Ambiente’, também entregou, junto com o 5º Ecoponto da cidade, uma ‘Horta Comunitária’ que vai fornecer gratuitamente, aos moradores da região, hortaliças em geral.

Funcionários da Semma também acompanharam a entrega do Ecoponto que irá atender em especial à comunidade do bairro Cidade Jardim que já pode utilizar o local para descartar pequenos volumes de móveis velhos, pneus inservíveis, resíduos de construção e demolição (caliças), madeira reciclável, eletrônicos, pilhas, baterias, além resíduos vegetais e podas. Até óleo de fritura pode ser descartado, pela população, no novo Ecoponto entregue.

“Com muito trabalho, comprometimento e dedicação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza mais essa entrega que com certeza é outro legado na área ambiental que a atual administração proporcionou a São José dos Pinhais”, destacou Ahirton Sdroiesk Junior, secretário de Meio Ambiente.

O secretário Ahirton, também comentou que “desde o início da atual Gestão Municipal (2017), a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza diversas ações no município que promovem, em todos os níveis de ensino, a Educação Ambiental com objetivo de fortalecer Políticas Públicas socioambientais de conservação”, explicou Ahirton. “E a mobilização pela causa socioambiental”, segundo o secretário, “deve estar no cotidiano da sociedade”.

Além do Ecoponto Cidade Jardim, entregue na última quarta-feira (16), a Semma já inaugurou também outros quatro – ecopontos – que estão em funcionamento e atendendo os moradores das regiões dos bairros Borda do Campo, Gatupê, Ipê, além do Rio Pequeno.

“Margem e leito de rios, terrenos baldios, áreas de mata fechada, vias públicas, não é local adequado para o descarte de resíduos que podem ser reaproveitados ou encaminhados pelos serviços da Prefeitura para a destinação mais adequada. Contamos com a colaboração de toda a sociedade para a preservação do meio ambiente”, frisou o secretário Ahirton.

Abaixo, confira os endereços dos Ecopontos de São José dos Pinhais:

• Ecoponto Borda do Campo:

Rua Manoel Correa, nº 98 – Borda do Campo.

• Ecoponto Cidade Jardim:

Rua Das Nações Unidas – esquina com a Rua Francisco de Paula Lobo Araujo – Cidade Jardim (antigo Centro de Tradição Gaúcha – CTG)

• Ecoponto Guatupê:

Avenida Guatupê, nº 3.480 – Guatupê.

• Ecoponto Ipê:

Rua Laerte Fenelon, nº 1.001 – Ipê.

• Ecoponto Rio Pequeno:

Rua Honofre Holthman, 200 – Rio Pequeno.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)