Legado na área ambiental de São José dos Pinhais e o jeito mais inteligente e correto para descartar resíduos e materiais inservíveis – muitas vezes abandonados clandestinamente em áreas de preservação onde é proibido o descarte de lixos – os Ecopontos do município são locais de entrega voluntária de pequenos volumes onde a população pode descartar, de maneira adequada, o que não tem mais utilidade.

Inaugurados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), os Ecopontos instalados na cidade evitam o descarte de resíduos em locais inapropriados como terrenos baldios, vias públicas, margens e leitos de rios, além de áreas de mata fechada. A conscientização por parte da população ainda é o grande desafio da Administração Municipal.

No espaço é possível descartar volumes (pequenos) de móveis velhos, pneus inservíveis, resíduos de construção e demolição (caliças), madeira reciclável, eletrônicos, pilhas, baterias e também resíduos vegetais e podas. Além de gesso, drywall, plásticos, vidros, metais, papel e papelão, no local, até mesmo óleo de fritura pode ser descartado pela população.

Cabe destacar que lixo domiciliar (comum e orgânico), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos industriais e comerciais, além de restos de tintas, solventes, produtos químicos e radioativos não são permitidos para descarte nos Ecopontos.

Uma força-tarefa realizada em três dias pela equipe de limpeza da Semma, em 2019, retirou, dos principais rios que cortam o município (afluentes) 25 toneladas de lixo descartados irregularmente nas margens e leitos dos rios Avariú, Iguaçu, Itaqui, Rio Pequeno e Miringuava, além do Rio Ressaca. Cinco (5) retroescavadeiras e dez (10) caminhões com caçamba foram utilizados na ação que acontece em várias épocas do ano.

Além dos cinco (5) Ecopontos que atendem o município, a Prefeitura ainda oferece o serviço Disk Coleta 3383-1313 (ramal 111), onde a população liga e agenda gratuitamente o recolhimento de resíduos e materiais que são encaminhados à destinação mais adequada pela Semma.

Atualmente, cinco (5) Ecopontos funcionam na cidade de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados recebem os rejeitos da população das 9h às 16h. Confira os endereços e faça o descarte inteligente e adequado, de resíduos inservíveis, em algum dos Ecopontos da cidade.

• Ecoponto Borda do Campo:

Rua Manoel Correa, nº 98 – Borda do Campo.

• Ecoponto Cidade Jardim:

Rua Das Nações Unidas – esquina com a Rua Francisco de Paula Lobo Araujo – Cidade Jardim (antigo Centro de Tradição Gaúcha – CTG)

• Ecoponto Guatupê:

Avenida Guatupê, nº 3.480 – Guatupê.

• Ecoponto Ipê:

Rua Laerte Fenelon, nº 1.001 – Ipê.

• Ecoponto Rio Pequeno:

Rua Honofre Holthman, 200 – Rio Pequeno.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)