Um dos temas mais importantes quando o assunto é o desenvolvimento urbano, o trânsito de São José dos Pinhais, segundo dados divulgados na manhã da última sexta-feira (28/fevereiro) pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semuttran) da Prefeitura, registra menos mortes nos últimos oito anos mesmo com aumento da população e da frota de veículos que circulam na cidade.

O levantamento apresentado pela Semuttran na Câmara de Vereadores reuniu secretários municipais, diretores de departamento, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Departamento de Trânsito do Paraná – Detran/PR , e também de alunos do Colégio Estadual Silveira da Mota, além  de convidados e membros do Poder Legislativo.

O prefeito Toninho Fenelon e o secretário da Semuttran, Fabrício Tambolo, acompanharam a apresentação dos resultados alcançados pela Secretaria em parceria da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança (Semuseg), Polícia Militar do Paraná (PM/PR), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ecovia.

“Desde 2012, o Programa Vida no Trânsito, realizado pela Coordenação de Educação para o Trânsito, desenvolve em São José dos Pinhais projetos e ações educativas em parceria com escolas, instituições e com a população”, comentou o prefeito Toninho. Garantir a segurança do cidadão no trânsito, segundo Toninho, “é responsabilidade do Poder Público e um desafio para a secretaria de Transporte e Trânsito que realiza, durante o ano, várias ações e atividades com objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a preservação da vida e o convívio saudável entre todos, principalmente, no trânsito”, frisou o prefeito.

De acordo com o levantamento da Semuttran, em 2011, São José dos Pinhais registrou o número de 90 óbitos no trânsito para cada 100 mil habitantes. Em 2019, o número de óbitos registrados no trânsito do município ficou em torno de 23 mortes – para cada 100 mil habitantes – o que mostra uma redução de 74% no número de vítimas fatais no sistema viário e rodoviário da cidade.

“A meta da Semuttran é reduzir cada vez mais o número de pessoas que perdem a vida em acidentes no trânsito da cidade”, destacou o secretário, Fabrício Tambolo, e o melhor caminho para reduzir ainda mais o número de óbitos no trânsito, para o secretário, “é através da Educação no Trânsito, e a Semuttran promove durante o ano inteiro palestras educativas, nas escolas municipais, distribui cartilhas informativas em ações e blitz educativas promovidas na cidade pelos agentes de trânsito da secretaria sempre com o intuito de orientar e conscientizar cada vez mais a população em relação à segurança no trânsito” destacou Tambolo.

Confira abaixo os gráficos apresentados na manhã da última sexta-feira (28) em São José dos Pinhais pelo Programa Vida no Transito:

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)