Logo

Portal da Prefeitura


Enfrentamento: I Encontro Municipal sobre Prevenção à Violência na Primeira Infância é realizado em SJP; Brasil está entre os países que mais cometem crimes contra crianças e adolescentes

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 17:20

(fotos: Paulo Szostak / PMSJP)

 

Criada em 2007, Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra à Criança e o Adolescente (CEVIDES) promove articulação e desenvolvimento de estratégias entre diversas instituições e segmentos que possam garantir a formulação e implementação de políticas públicas fundamentais aos cuidados e à aprendizagem. Encontro ocorre em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Violência na Primeira Infância e teve apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Municipal de Segurança, a SEMUSEG da Prefeitura.

 

Tendo como ponto de partida “O futuro caminha sob os pés das crianças”, foi promovido na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (CMSJP), o I Encontro do município sobre prevenção à Violência na Primeira Infância que reuniu secretários, coordenadores, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Defensoria Pública, convidados, palestrante e sociedade civil que trataram sobre temas relacionados à violência física, psicológica, sexual, patrimonial , virtual além da violência moral que são praticadas principalmente na primeira infância.

O prefeito Toninho Fenelon, prestigiou o encontro aproveitando o momento para dizer que “Segurança Pública é um grande desafio para o país  assim como a Educação, a Saúde; a sociedade civil precisar estar mobilizada para junto enfrentarmos esses problemas; o município precisa de ferramentas que protejam nossas crianças e além de sensibilizar temos que combater todos os tipos de violência cometidas principalmente na primeira infância”, falou o Prefeito.

Milene Roveda Andreoli, coordenadora da CEVIDES explicou que “a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente foi criada em 2007 para inicialmente construir um plano municipal de enfrentamento”, segundo a coordenadora “a Comissão tem objetivo de monitorar a execução do plano garantindo instrumentalização e realização de ações que combatam crimes cometidos contra crianças e adolescentes em São José dos Pinhais através de uma rede de proteção regional; buscamos o envolvimento da sociedade e articulação entre órgãos da administração pública de modo geral”.

O I Encontro ocorre em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Violência na Primeira Infância e teve apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da secretaria municipal de Segurança, a SEMUSEG da Prefeitura.

Luciano Lacerda, que coordena o GGI participou do encontro municipal e disse “que este tipo de problema requer uma articulação entre políticas públicas e os serviços de atendimento à população para que seja possível fazer o envolvimento da sociedade; não é possível esperar somente que às forças policiais ou que as autoridades tomem providências com relação a isto; a sociedade precisa estar mobilizada para realizar o enfrentamento; precisamos da capacitação e instrumentalização dos profissionais que atuam neste sentido”, para Luciano “o entendimento da situação é fundamental para o enfrentamento da violência na primeira infância”, destacou o coordenador.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sonia Arruda, também esteve presente durante o encontro e apresentou o resultado de uma pesquisa que coloca o Brasil no ranking mundial entre os países que mais cometem crimes contra crianças e adolescentes. “A pesquisa foi publica em março deste ano pela jornalista Fernanda Cruz da Agência Brasil, de São Paulo; e de março para cá muitas outras crianças e adolescentes devem ter passado por situações monstruosas cometidas por um adulto”, comentou a secretária que também indagou “às crianças são o futuro da nação; que cidade queremos para o futuro de São José dos Pinhais?”.

Participou também do encontro o secretário de Segurança Fabiano da Rosa e o secretário de Cultura Imar Augusto. Ainda pela manhã, Milene Roveda Andreoli seguiu às apresentações dos trabalhos do I Encontro Municipal sobre Prevenção à Violência na Primeira Infância realizado na cidade.

 

 

Tendo como ponto de partida “O futuro caminha sob os pés das crianças”, foi promovido na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (CMSJP), o I Encotro do município sobre prevenção à Violência na Primeira Infância que reuniu secretários, coordenadores, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Defensoria Pública, convidados, palestrante e sociedade civil.

 

Criada em 2007, Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (CEVIDES) promove articulação e desenvolvimento de estratégias entre diversas instituições e segmentos que possam garantir a formulação e implementação de políticas públicas fundamentais aos cuidados e à aprendizagem.

 

Encontro ocorre em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Violência na Primeira Infância e teve apoio do Gabinete de Gestão Integrada da secretaria municipal de Segurança, a SEMUSEG da Prefeitura.

 

O Prefeito Toninho Fenelon, prestigiou o encontro aproveitando o momento para dizer que “Segurança pública é um grande desafio para o país assim como a Educação, a Saúde; a sociedade civil precisar estar mobilizada para junto enfrentarmos esses problemas; o município precisa de ferramentas que protejam nossas crianças e além de sensibilizar temos que combater todos os tipos de violência cometidas principalmente na primeira infância”, falou o Prefeito.

 

Milene Roveda Andreoli, coordenadora da CEVIDES explicou que “a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente foi criada em 2007 para inicialmente construir um plano municipal de enfrentamento.