Enfermeiros e médicos participam de treinamento sobre a saúde do idoso

Publicado em 5 de julho de 2018 às 16:44

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

Um treinamento sobre saúde do idoso foi realizado pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS) em parceria com a Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais na tarde desta quinta-feira, 05, na Central de Treinamento do Paço Municipal. O objetivo foi de capacitar enfermeiros e médicos para um atendimento mais qualificado à população idosa do município. Enfermeiros e médicos que tiverem 75% de presença no treinamento receberão um certificado pela participação.

Essa é a primeira aula de uma série de treinamentos que serão realizados até o mês de dezembro.”Serão seis encontros para a apresentação da Avaliação Multidimensional do Idoso e, para viabilizar a capacitação de todos os enfermeiros e médicos da atenção primária à saúde, será realizado o mesmo treinamento duas vezes por mês, totalizando doze encontros”, explica a responsável pelo treinamento, Márcia Daniele Seima, enfermeira gentróloga do DAS.

O intuito dessa série de treinamentos é apresentar aos profissionais de saúde instrumentos que possam ser utilizados na Atenção Primária e que direcionam quais  intervenções são necessárias para a manutenção da capacidade funcional dos idosos. “Sabemos que a demanda de atendimento a essa faixa etária tem crescido e que o nível de complexidade é grande; portanto é imprescindível fornecer ferramentas passíveis de serem utilizadas na atenção primária à saúde. Todo o treinamento está alicerçado conforme preconizado  pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, por meio da Linha Guia do Idoso”, completa Márcia.

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)