Na tarde desta quarta-feira (31) foi realizado o encerramento da Campanha Agosto Lilás 2022, feita em parceria da Câmara Municipal, Defensoria Especial da Mulher, Prefeitura e Poder Judiciário, que promoveu uma série de eventos com o objetivo de destacar a importância do combate à violência contra as mulheres.

Durante a audiência pública foram apresentados dados obtidos por meio das ações permanentes da Guarda Municipal (GM), com a Patrulha Maria da Penha; dados do Núcleo de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Saúde; dados do Cartório de Violência Doméstica, da Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais; além de casos reais registrados no município, contados através de metáforas; depoimento de vítima de violência doméstica; e para fechar o evento, foi apresentada a ação e campos de atuação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

“Eu descobri que não existe nada como a nossa Casa de Alice nas cidades próximas aqui de São José dos Pinhais, tanto que recebi diversos pedidos para estudarmos a possibilidade de abertura de convênios para atender mulheres destas outras cidades”, destacou a prefeita Nina Singer, presente no encerramento da Campanha Agosto Lilás.

A Casa de Alice é a Unidade de Acolhimento Institucional para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, responsável pelo acompanhamento das mulheres que precisam e também de crianças que não podem ser separadas das mães. A Unidade é mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e conta com apoio às mulheres e seus filhos menores de 18 anos, com acolhimento provisório, alimentação, prestação de serviço social, médico, psicológico, pedagógico e jurídico.

A Secretaria Municipal de Educação auxilia nos processos de retorno às salas de aulas para as crianças e estudantes, por meio das transferências de unidades e acompanhamento diário do desenvolvimento letivo de cada um deles.

O secretário de Educação – Aldrian Matoso, na ocasião, reforçou a parceria das secretarias nesse trabalho tão necessário. “Nós sabemos que infelizmente a violência contra as mulheres existe, mas mais forte do que essa violência tem que ser as nossas ações enquanto órgãos oficiais do município, nós não podemos perder esse luta e é por isso que abraçamos não só a campanha Agosto Lilás, mas todas as ações que podem contribuir para diminuição desses casos em nossa cidade”, finalizou.

TELEFONES ÚTEIS

Patrulha Maria da Penha: 0800-153-0800 / (41) 99828-0085 / 153