Para garantir a implementação da Política e do Plano Municipal de Cultura Decenal (2013 – 2023), que abrange um período de 10 (dez) anos, a Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), da Prefeitura de São José dos Pinhais, promove no dia sete (7) de outubro, a partir das 18h, a 5ª Conferência Municipal de Cultura convocada através do Decreto Municipal nº 4.468/21, de 08 (oito) de setembro de 2021, clique e confira o documento na íntegra.

Além de garantir a implementação da política e do plano no município, a partir do fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura (Comuc), a 5ª conferência também fortalece a participação da sociedade civil em geral, especialmente dos conselheiros, na defesa do Plano Municipal de Cultura, na formulação, monitoramento e avaliação da Gestão enquanto Política Pública.

A Conferência Municipal de Cultura, será realizada na Semuc, Rua XV de Novembro, nº 1.820, Centro, São José dos Pinhais. O credenciamento será realizado na entrada do evento, e será diferenciado por intermédio de identificação (crachá), os delegados eleitores, delegados candidatos e observadores.

De acordo com o regimento interno da conferência, divulgado logo abaixo, são participantes: conselheiros (as) do Conselho Municipal de Cultura, representantes do Poder Executivo Municipal e Sociedade Civil, devidamente credenciados, com direito a voz e voto.

Observadores (as), devidamente credenciados, sem direito a voz e voto, segundo o regimento interno também são participantes, além de representantes do Poder Legislativo Municipal, de secretarias municipais e dos setores ligados à cultura, na qualidade de convidados e sem direito a voto.

A finalidade do debate, da análise, e avaliação, é propor ideias que se desdobrem em ações sobre a política cultural da cidade. Além da avaliação do plano municipal cultural decenal, haverá ainda a eleição dos representantes da Sociedade Civil para o Comuc (Conselho Municipal de Cultura), gestão 2021 / 2023.

Ao todo, são 16 (dezesseis) vagas de composição do Comuc, 8 (oito) titulares e 8 (oito) suplentes. Confira todos os detalhes clicando aqui no Regimento Interno – 5ª Conferencia Municipal de Cultura de São José dos Pinhais e participe.

(Por Alexandre Torres Jr com informações da Semuc / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)