Com o propósito diário de resguardar e amparar crianças e adolescentes de São José dos Pinhais, de casos que envolvam vulnerabilidade e risco social na cidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura realizaram na manhã da última sexta-feira (10/janeiro) na Central de Treinamentos, localizada no Paço Municipal, a assinatura do termo de posse dos novos Conselheiros Tutelares que formam a equipe que estará à frente das ações que promovam, de 2020 a 2023, garantias de forma integral de acesso aos direitos preconizados pela Constituição Federal, Estadual e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, instituído no país pela Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.

Órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador, que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal, o CMDCA realizará reuniões quinzenais abertas à comunidade com o intuito de formular ações que resultem em políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes com a finalidade de articular famílias e poder público através de conferências e audiências públicas.

A assinatura de posse dos novos conselheiros reuniu, além de familiares e membros da sociedade civil e do Poder Legislativo, secretários e diretores de departamento, servidores municipais e convidados também acompanharam a posse, que teve a presença do prefeito Toninho Fenelon e da secretária de Assistência Social – Sônia Arruda. O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o professor Assis Manoel Pereira, também compareceu à posse.

“O Conselho Tutelar desempenha um importante papel na sociedade porque está diretamente envolvido com as famílias que mais necessitam de atenção do poder público”, destacou o prefeito Toninho Fenelon durante a assinatura.

Para o prefeito “a posse garante às crianças e adolescentes o direito de acesso aos serviços públicos e cumpre o que a legislação determina sempre com o objetivo de ajudar famílias da cidade que estejam em dificuldade”.

A nova equipe de conselheiros tutelares das regionais Afonso Pena e Centro foram eleitos conforme pleito realizado no dia 06 de outubro de 2019, no Colégio Estadual Costa Viana – Centro, e no dia 24 de novembro de 2019, no Colégio Estadual Professora Lindaura Ribeiro Lucas, no Afonso Pena.

“Quero viver em um município onde nossas crianças e adolescentes sejam cada vez mais respeitados”, disse Sônia Arruda, secretária de Assistência Social. A posse dos 10 novos conselheiros, de acordo com a secretária, “garante os direitos de crianças e adolescentes além de zelar pela qualidade de vida e bem-estar social”, comentou Sônia.

Confira os novos conselheiros da regional Afonso Pena e Centro eleitos em 2019 para o mandato 2020 – 2023:

Afonso Pena

• Diego Schaffer
  • Elisabete Bartelo de Paula
  • Fátima Batistão Machado
  • Maria de Fátima Chaves Rocha
  • Sandy Graczyk

• Ademir Nero
  • Josemary Trevisan Tissot
  • Kethryn Jéssica de Oliveira
  • Robson Amâncio
  • Val Pereira

Presenças:

Também presentes na solenidade os vereadores Edson Dangui, Professor Marcelo, Professor Abelino, Tico Setnasrki, Fátima de Paula e Alex Purkote.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.